Projeto Lídia oferece curso para mulheres de baixa renda na Biblioteca Monteiro Lobato

0
70

 

Até o dia 15 de maio estão abertas as inscrições para o curso de cartonagem e confecção de colares de fio náutico do projeto Lídia – Mulheres Guarulhenses. A formação, que acontece na Biblioteca Monteiro Lobato, é destinada a mulheres de baixa renda e, nesta edição presencial, conta com 40 vagas, das quais dez contemplam mulheres refugiadas e oriundas de países de língua espanhola.

 

 

Para participar as interessadas devem se inscrever pelo e-mail [email protected]. Idealizado pela assistente social Cris Juliari, o projeto favorece a aquisição do conhecimento necessário para que as participantes possam confeccionar artigos artesanais e comercializá-los para a geração de renda.

 

Programação

 

O curso acontece entre os dias 24 e 27 de maio, às 15h, no auditório Pedro Dias Gonçalves, na Biblioteca Monteiro Lobato. A abertura da jornada acontece no dia 23, segunda-feira, pela plataforma Google Meet, às 19h, e compreende as palestras Lugar e Espaço da Mulher Brasileira e As Faces Dinâmicas do Mundo do Trabalho e os Desafios da Mulher, ministradas por Cris Juliari, Carol Costa e Elis Sousa. Nesse primeiro encontro online as palestrantes encorajam as participantes a encontrar oportunidade e resiliência nas dificuldades para sobressair no mercado competitivo.

Nos demais dias serão realizadas as aulas presenciais de confecção de caixas de joias, cartões, convites e embalagens em papel cartonado, além de colares e pulseiras feitas com fios náuticos.

 

Projeto Lídia – Mulheres Guarulhenses

 

O Lídia é um projeto de cultura popular brasileira que oferece palestras e cursos para confecção manual de artesanatos. Tem em sua premissa o desenvolvimento da economia criativa e ações afirmativas exclusivas para as mulheres.

 

Seu objetivo é ampliar o número de mulheres negras empreendedoras com habilidades para geração de renda, incentivando seu ingresso nas estatísticas de crescimento profissional, formalização de trabalho e aumento do conhecimento e acessibilidades a bens e serviços.

 

Sobre a idealizadora

 

Nascida e residente em Guarulhos, Cris Juliari é assistente social formada pela Universidade Guarulhos, empresária e artesã. Há mais de quinze anos trabalha com instituições sem fins lucrativos que desenvolvem ações junto a mulheres de baixa renda, sobretudo negras, no combate à violência, à solidão e ao racismo.

 

O projeto conta com apoio cultural da Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria da Cultura. Outros apoiadores essenciais para a realização do projeto são Use Jasmin Acessórios, Carol Costa Importados trend, Choco Shophie, Buffet Nova Estação – Andreia Arizati, Crochê de Duas, Black Panters, RC Martin Leme e Migs Presentes.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (11) 95933-1430.

 

A Biblioteca Monteiro Lobato fica na rua João Gonçalves, 439, Centro.