Projeto Escritores da Rede homenageia autores da rede municipal

0
42

 

Durante o mês de julho o projeto Escritores da Rede comemora o Dia do Escritor, celebrado no dia 25, com homenagem aos escritores da rede municipal de Guarulhos. Com essa ação, a Secretaria de Educação, por meio da Escola 360, divulga diversas obras de autores que trabalham na pasta a fim de valorizar a arte da escrita e a importância da literatura.

 

 

Os escritores com livros publicados e as sinopses estão disponíveis no Grupo do Facebook – Espaço da Leitura pelo link https://www.facebook.com/groups/2554673434617794/. O projeto conta com a participação de 19 escritores inscritos e uma aluna da EPG Manoel Rezende.

 

Para Solange Guimarães, coordenadora de Programas Educacionais da Escola 360, responsável pelos Centros de Incentivo à Leitura (CILs) nos CEUs, escolas, Centros Municipais de Incentivo à Leitura (CMILs) e bibliotecas da Educação, as ações do mês de julho foram pensadas com o objetivo de homenagear tanto os escritores da rede quanto os autores guarulhenses, nacionais e internacionais. “De professores a alunos, o objetivo do projeto Escritores da Rede foi conhecer esses talentos e homenagear quem dedica seu tempo à criação de histórias. Esse profissional merece ter seu esforço criativo reconhecido, já que expressa seus sentimentos por meio das letras e nos leva a lugares nunca pensados”.

 

Além de reforçar a importância da data para a educação e a cultura na cidade, as coordenadoras que atuam nos espaços de leitura também homenagearam escritores de forma geral, como os guarulhenses Cora Coralina e Christian Andersen, dentre outros artistas consagrados. “Nós, que temos o privilégio de trabalhar com livros e leitura, acreditamos que a celebração da arte de escrever é importante, pois dá o devido reconhecimento para quem alimenta as almas com suas criações”, ressalta Guimarães.

 

Participantes envolvidos

 

Participam do projeto professores, gestores, supervisores, coordenadores pedagógicos, motorista, agente escolar, assistente de gestão escolar, entre outros. Os escritores são Gisele Recco, Adriana Nunes, Paula Andrea Alencar, Marcus Vinicius Oliveira, Rita de Cássia Corrêa Vericio de Almeida, Michelle Tambroni, Jefersom Raimundo dos Santos, Adilson Pacheco, Ronival de Oliveira, Sandra Rosa Hirata, Monica Dalforno, Simone Francisca da Silva, Luciellen Ferreira, Leninisia de Sant´Ana, Leandro Tiago da Silva, Neuzeli Macedo, Dayse Mary Cangussu, Bruno Vaz e Anna Luiza Belo.

 

A professora e psicóloga Simone Silva conta que sempre teve vontade de escrever um livro infantil. “Quis escrever para encantar as crianças que fazem parte do meu dia a dia na escola, na clínica e em casa, os meus filhos. Com essa necessidade de ficar em casa em isolamento por conta da pandemia, a ideia e a vontade imensa de escrever para as crianças pequenas se tornou possível. O livro Cadê minha Professora?! tem como objetivo tentar esclarecer algumas dúvidas em relação à pandemia, ao isolamento, ao distanciamento das pessoas e da escola”, explica Simone sobre a obra lançada recentemente, destinada ao público infantil de três a seis anos. Para a educadora, essa foi a forma mais acessível e lúdica encontrada para levar informação aos pequenos, principalmente referente a um tema bem complexo e atual.

 

O Grupo do Facebook – Espaço da Leitura foi criado em 2019 pelo Escola 360 com o objetivo de divulgar as ações que envolvam livros, leitura e leitores e despertar o gosto pelos livros. O grupo reúne professoras readaptadas e bibliotecários que também fazem as postagens e conta com mais de dois mil membros inscritos.

 

Para conhecer os livros publicados acesse o link https://portaleducacao.guarulhos.sp.gov.br/siseduc/portal/exibir/arquivo/9590/inline/.