Projeto de extensão da Linha 13 até Bonsucesso

0
2361

 

Em uma reunião realizada na manhã desta terça-feira (22), em São Paulo, o prefeito Sebastião Almeida obteve garantias de que a Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) chegará até a região de Bonsucesso. Segundo o secretário Estadual de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, o primeiro passo para tirar o projeto do papel será a contratação do projeto executivo para a expansão do ramal ferroviário, uma vez que o atual prevê apenas duas estações no município, sendo uma no Cecap e a outra no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

 

Linhas 13-Jade fotos – Nicolas Ornelas/PMG

 

“Hoje é um dia muito especial para Guarulhos, porque a partir de agora temos a certeza de que a Linha 13 pode começar, de fato, a servir nossa cidade, com a implantação de estações no São João, Presidente Dutra e Bonsucesso”, disse Almeida. O prefeito participou do encontro a convite do deputado estadual Alencar Santana, que aproveitou a oportunidade para entregar ao secretário Pelissioni um abaixo-assinado com mais de 20 mil assinaturas de guarulhenses colhidas nos últimos meses pelo movimento “Não podemos perder esse Trem”.

 

Segundo Almeida, a mobilização da sociedade civil foi muito importante para convencer o Estado a investir na elaboração do projeto executivo de expansão da Linha 13-Jade. “Essa foi uma vitória de todos que se envolveram com esse movimento para levar o trem até Bonsucesso”, disse o prefeito. Segundo o secretário Pelissioni, o projeto está orçado em R$ 40 milhões e deve ficar pronto em um prazo de 30 meses. Ele assegurou que um esboço da proposta de traçado será apresentado ao município até o final de janeiro de 2016.

A expansão da Linha 13-Jade é uma demanda apresentado pelo município desde que o Governo do Estado iniciou a obra, que atualmente vai ligar a Estação Engenheiro Goulart, na Zona Leste, ao aeroporto Internacional de Guarulhos, com uma parada no Cecap. A Prefeitura solicita a expansão para atender às regiões do São João, Presidente Dutra e Bonsucesso.

A reunião com o secretário Pelissiani contou ainda com as presenças do deputado estadual Gileno Gomes, do secretário municipal de Transportes e Trânsito, Atilio André Pereira, do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Luís Carlos Teodoro, do presidente do Ciesp, Maurício Colin, do presidente da Agende, Aarão Ruben Oliveira, do diretor do campus da Unifesp em Guarulhos, Daniel Vasquez, e dos vereadores Marisa de Sá, Vítor da Farmácia e Claudilson Pezão.

 

Fonte: Prefeitura de Guarulhos