Programa Saúde Agora abre cinco Unidades Básicas de Saúde no sábado

0
32

 

Neste sábado (29) a Prefeitura de Guarulhos abrirá cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) pelo programa Saúde Agora: as UBS Jardim Vila Galvão, Jardim Paulista, Jardim Acácio, Ponte Alta e Parque Jandaia funcionarão das 8h às 17h para prestar os atendimentos tradicionais, como vacinação e exames, bem como para atender pessoas com sintomas de dengue.

 

 

Pessoas que apresentam sintomas característicos da dengue, como febre alta, dor no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, dor de cabeça e manchas vermelhas pelo corpo devem procurar atendimento nessas unidades.

 

Em casos mais graves, como dores fortes na barriga, vômitos persistentes, sangramentos no nariz, na boca ou nas fezes, tonturas e muito cansaço, a Secretaria da Saúde recomenda que os pacientes se encaminhem para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs e PAs) da rede. Os endereços podem ser consultados em www.guarulhos.sp.gov.br/unidades-de-urgencia-e-emergencia-24-horas.

 

Vacinação e outros serviços de saúde

 

Além do atendimento relacionado à dengue, as UBS também oferecerão serviços como consultas, exames e vacinação pelo programa Saúde Agora, incluindo a imunização contra a gripe, que foi estendida para toda a população com mais de seis meses de idade. Também estarão disponíveis vacinas de rotina e a vacina contra a dengue, esta para jovens de dez a 14 anos. Para se imunizar é necessário levar a carteirinha de vacinação, documento original com foto e cartão SUS.

 

Outros serviços ofertados sem a necessidade de agendamento prévio incluem testes rápidos para a detecção do HIV, da sífilis e das hepatites B e C, aferição de pressão arterial e glicemia (mediante pedido médico), curativos e dispensação de medicamentos. Apenas consultas médicas e exames de Papanicolau precisam ser agendados previamente na própria unidade ou por meio do aplicativo Saúde Guarulhos (bit.ly/3E13Wek).

 

Em alinhamento com a campanha Junho Marrom, diversos temas serão tratados nas UBS: as cinco unidades abertas pelo Saúde Agora oferecerão orientações sobre alimentação saudável e obesidade infantil. A UBS Jardim Vila Galvão oferecerá orientações sobre cuidados com o meio ambiente e a UBS Ponte Alta falará sobre o combate ao tabagismo, prevenção às infecções sexualmente transmissíveis e à tuberculose.

 

Balanço do programa Saúde Agora

 

Com a abertura das UBS Vila Fátima, Cabuçu, Álamo e Jurema pelo programa Saúde Agora no último sábado (22), foram realizadas 165 consultas médicas e 231 de enfermagem, além de 149 exames de Papanicolau e 140 atendimentos nas farmácias. Já o serviço de imunização, entre as aplicações de rotina e as doses contra a dengue, atendeu 446 pessoas.

 

Até o momento 74.238 pessoas foram infectadas pelo Aedes aegypti desde o início do ano e a doença já fez 94 vítimas fatais em Guarulhos.

 

Devido à retração no número de casos de dengue na cidade, a partir do dia 6 de julho as UBS abertas pelo programa Saúde Agora retornarão a seu horário de funcionamento original, das 8h às 16h.

 

Serviço

 

UBS Jardim Vila Galvão – rua Martim Afonso, 130 – Jardim Vila Galvão

UBS Jardim Paulista – rua Itaguaí, 97 – Jardim Moreira

UBS Jardim Acácio – avenida Silvestre Pires de Freitas, 2.007 – Jardim Acácio

UBS Ponte Alta – rua São Paulo, 107 – Jardim Nova Ponte Alta

UBS Parque Jandaia – rua Porto Alegre, 446 – Parque Jandaia