Primeira Biblioteca Negra em Guarulhos é inaugurada pelo Pretos em Conexão

0
46

 

A comunidade de Guarulhos se prepara para um momento histórico para a cidade com a inauguração da primeira Biblioteca Negra, um espaço dedicado à promoção da cultura afro-brasileira e à representatividade negra na literatura. O evento de abertura ocorrerá na Casa de Atividades, dia 06 de abril de 2024, às 14:00, na Av. Candea, 1717A, em Guarulhos, próximo ao aeroporto.

 

Idealizada e organizada pelo Pretos em Conexão, em parceria com a Casa de Atividades, a Biblioteca é fruto da necessidade de suprir uma lacuna histórica para promover a igualdade de acesso à cultura e à informação para a população da cidade.

 

Com curadoria da produtora cultural e consultora de diversidade Rafaela Hilário e colaboração de Taina Souza,  “A Biblioteca Negra desempenha um papel importante na educação antirracista, proporcionando recursos e oportunidades para que a comunidade local possa aprender sobre a história, cultura e contribuições dos povos negros para a sociedade brasileira, contribuindo assim para o fortalecimento da identidade afrodescendente, o pensamento decolonial, e o combate ao racismo estrutural.”, diz Rafaela

 

A curadoria é diversificada, e todo o projeto teve como princípio incentivar economicamente as livrarias, editoras negras e independentes Literarua, Kitembo, Quilombhoje, Malê, Mazza, Nandyala, Dandara, são editoras presentes na curadoria.

 

A biblioteca também oferecerá leituras contemporâneas, abrangendo temas como rap, hip hop, slams, funk e cultura periférica, além dos classicos de autores negros e indigenas incluindo Lélia Gonzales,  Angela Davis, Carolina Maria de Jesus, Stuart Hall, Achille Mbembe, Ailton Krenak, Malcolm X, Audre Lorde, Jurema Werneck, Silvio Almeida, Ana Maria Gonçalves, Itamar Vieira Junior, Bell Hooks, Clovis Moura, Conceição Evaristo, Djamila Ribeiro, Fatou Diome, Barbara Carine, Frantz Fanon e muitos outros.

 

A biblioteca contou com a gestão da produtora Patricia Hilário, também produtora cultural. O financiamento para a construção da Biblioteca Negra foi obtido por meio do Edital 27/2022 para bibliotecas do Programa de Ação Cultural – ProAc – do governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

 

O evento de inauguração contará com uma programação:

 

  • Histórias Negras, Onde Estão? Editoras Negras Brasileiras – com Rafaela Hilário.
  • Rap e Narrativas Periféricas como Instrumentos Pedagógicos – com Edson do Carmo
  • Antirracismo e Poesias Negras: O Educador Branco como Incentivador de Conhecimento Afro – com Trupe Ortaética,
  • Editoras que Publicam Histórias LGBTQIAPN+ –  com Alex Francisco
  • Bingo de Livros – Venda de cartelas para um bingo com diversos livros atuais.
  • Pintura ao Vivo com o artista Big Zullu
  • Oficina de Desenho de personagens negros com Erika Lima (A Nega do Leite)
  • Oficina de Brinquedos Sustentáveis por Sheila do Instituto Casa Cairo
  • Grafiteiros

 

Para mais informações sobre o evento, entre em contato: www.pretosemconexao.com.br