Presidente do Simesp explica situação em UPAs e Policlínica

0
674

 

A Comissão Permanente de Saúde da Câmara de Guarulhos recebeu a visita de presidente do Sindicato dos Médicos do Estado de São Paulo-Simesp Éder Gatti. A pedido dos parlamentares da comissão, ele se prontificou a dar detalhes sobre a situação dos seus colegas que atuam nas unidades de Saúde administradas pela Fundação do ABC. Os vereadores o questionaram sobre as condições de trabalho dos profissionais da UPA São João e das Policlínicas Maria Dirce e Paraíso, o que tem causado transtornos aos usuários. Participaram da reunião também o presidente da Regional Guarulhos do Simesp Cristóvão Canedo Gomes, os vereadores Dr. Alexandre Dentista (PSDC), Eduardo Carneiro (PSB) e Moreira (PTB), além do ex-secretário de Saúde Carlos Derman.

 

simesp-presidente
Foto: Karina Yamada

 

O Sindicato acusou a Prefeitura de constranger funcionários da UPA Maria Dirce durante a visita de uma comitiva formada pelo prefeito Guti (PSB) e diversos vereadores. A ação foi filmada e o vídeo, postado nas redes sociais. Única médica plantonista naquele momento e que por isso teve contato com a comitiva, ela passou a ser ofendida nas redes sociais como se fosse responsável pela situação. “Ela estava sozinha, num ambiente sem segurança e sem limpeza, e recebeu ordem superior para fechar a unidade”, explicou Gatti. “Há formas de fazer a fiscalização e acredito que esta não foi a correta, expôs uma pessoa desnecessariamente”, acrescentou.

 

O médico contou que a Fundação, após adquirir a administração das Unidades da Santa Casa, promoveu mudanças na rotina de trabalho da equipe unilateralmente. Ainda segundo ele, há registros de atrasos de salário e de pagamentos a fornecedores.

 

O vereador Eduardo Carneiro defendeu a ação, baseando-se na necessidade de o chefe do Executivo e os vereadores fiscalizarem os serviços públicos. “Não acredito que houve assédio moral nem constrangimento”, afirmou. “O prefeito recebeu denúncias e cumpriu seu papel, assim como os vereadores; vamos continuar fazendo visitas como essas sem esquecer de, ao mesmo tempo, fortalecer a relação entre a prefeitura e os profissionais e entidades da Saúde”, garantiu.

 

Dr. Alexandre Dentista explicou que os vereadores estão preocupados com a situação da Saúde em Guarulhos e que a reunião foi importante para ajudar a entender os vários problemas relatados nesta área também pela população. “Esta conversa nos dará elementos para entender, por exemplo, o que se passa na Fundação do ABC, pois são relatados problemas desde que houve a transição da antiga Santa Casa”, disse o vereador.