Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural

0
474

Na manhã desta sexta-feira (27) a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer – SECEL, realizou o primeiro encontro que estabeleceu parceria para Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural da cidade.

patrimonio-guarulhos
A questão do patrimônio histórico entra forte na pauta da Cultura. Foto: Yve de Oliveira / PMG-Secel

A atividade reuniu o diretor de Cultura Tiago Ortaet, membros do Conselho do Patrimônio Histórico, da AAPH – Associação Amigos do Patrimônio Histórico de Guarulhos e agentes culturais que discutiram a diversidade de monumentos e espaços históricos de Guarulhos, sua importância para o resgate da memória e formação da identidade cultura e cidadã, bem como ações e projetos para sua e tombamento.

Para Ortaet, a criação de um inventário e a reformulação da atual legislação são algumas das ações emergenciais para a defesa dos monumentos e dos patrimônios materiais e imateriais de Guarulhos.

Um processo do Ministério Público se arrasta há décadas sem que os últimos cinco governos tenham respondido de maneira eficiente à demanda de relatórios técnicos de todos os patrimônios tombados da cidade. É nosso dever enquanto gestores públicos sanar essa dívida histórica e preservar nosso patrimônio, nossa memória. Estaremos alinhados com o conselho e daremos a ele a importância que merece de protagonismo na construção de políticas públicas para as causas do patrimônio histórico”, destacou Ortaet.