Prefeitura vai até São José dos Campos buscar parceria com Parque Tecnológico

0
600

 

Com o objetivo de estabelecer parceiras e colher ideias para o desenvolvimento do projeto de implantação do Parque Tecnológico de Guarulhos, uma comitiva da secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação (SDCETI) esteve em São José dos Campos nesta segunda-feira, dia 6.

 

parque-tecnologico-guarulhos
São José dos Campos abriga o principal parque do País

 

Para dar início ao diálogo envolvendo colaboração mútua nas áreas de pesquisa e tecnologia, o grupo liderado pelo secretário da Pasta, Rodrigo Barros, reuniu-se com a equipe de Alberto Marques, secretário de Inovação e Desenvolvimento local.

 

Após a reunião, foi realizada uma visita pelo núcleo do Parque Tecnológico de São José dos Campos, considerado o maior complexo de inovação e empreendedorismo do País. A comitiva de Guarulhos também teve encontro com o cientista e ex-ministro Dr. Marco Antonio Raupp, diretor geral do Parque.

 

Entre outras iniciativas, o Parque abriga um centro universitário com cinco instituições de ensino, núcleos de pesquisas, laboratórios, centros empresariais e um cluster aeroespacial e de defesa com 120 empresas, cujo faturamento anual é de 7 bilhões de dólares.

 

“Levamos dessa visita dois grandes temas para evoluirmos: desenvolvimento de uma cidade tecnológica e desenvolvimento logístico. Devido à sua localização, Guarulhos tem a logística no DNA e esse é um tema que pode integrar mais Guarulhos e São José. A cidade do Vale do Paraíba tem interesse no desenvolvimento do corredor de exportações via porto de São Sebastião”, avalia Rodrigo Barros.

 

Após o encontro, do qual também participou o secretário-adjunto Martinho Risso e o diretor de Ciência e Inovação, Danton Coelho, ficou acertada uma agenda para que os representantes de São José venham a Guarulhos ainda este mês.