Prefeitura retoma remoção de carros abandonados em vias públicas

0
136

 

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos retomou a Operação Carro Abandonado, Carro Guinchado, um serviço de remoção de automóveis abandonados em vias públicas no qual guardas de trânsito adesivam os veículos que podem ser levados para os pátios da cidade. Após essa notificação, os proprietários têm um prazo de dez dias para retirarem os veículos das ruas e impedirem que a remoção ocorra.

 

 

O prefeito Guti acompanhou os agentes durante a notificação de veículos na sexta-feira (25), no Centro. Ele explicou que o abandono de carros gera prejuízos à limpeza, à saúde e à mobilidade urbana.

 

“Um carro constantemente parado em via pública pode acabar se tornando um depósito de lixo ou de água parada e, consequentemente, um vetor de doenças, como a dengue. Além de atrapalhar o fluxo no trânsito e ocupar uma vaga, representa perigo de acidentes viários graves”, afirmou Guti.

 

Após o prazo de dez dias o carro é levado ao pátio e a liberação só é feita depois de o proprietário apresentar documentos e realizar pagamentos de taxas do guincho e do custo da estadia na garagem.

 

Como denunciar

 

O cidadão pode indicar endereços que sofrem com esse problema por meio do telefone 153, da Central de Atendimento da GCM, que opera todos os dias da semana ininterruptamente.

 

A operação é regulamentada pela lei 6.966/2011, que considera abandonados os veículos que estiverem estacionados em via pública há mais de 30 dias ou apresentem sinais de vandalismo ou mau estado de conservação, como ferrugem.