Prefeitura remove árvore de grande porte com risco de queda no Jardim Bom Clima

0
52

 

A Prefeitura de Guarulhos iniciou nesta segunda-feira (22) a remoção de uma Ficus elastica, popularmente conhecida como seringueira, árvore de grande porte com cerca de 20 metros de altura localizada na esquina da rua João Bernardo Medeiros com a avenida Bom Clima, no bairro de mesmo nome.

 

 

A remoção foi autorizada pelo Patrimônio Histórico de Guarulhos com base em laudo técnico feito por engenheiros agrônomo e florestal e por biólogo da Secretaria de Meio Ambiente (Sema). O documento aponta infestação do tronco por fungos, risco de queda com possíveis danos à vida e ao patrimônio e obstrução da rede elétrica. A compensação ambiental exigida por lei será feita com o plantio de quatro árvores com altura mínima de 1,5 metro em um raio de até 900 metros do local.

 

Em complementação à exigência legal a Prefeitura vai plantar na região outras 41 árvores nativas da Mata Atlântica e, especificamente, no local da falsa seringueira, espécie exótica e invasora, um pau-brasil, árvore-símbolo do país e que se encontra sob risco de extinção.

 

A remoção está sendo realizada pela equipe de poda da Sema com o apoio dos departamentos de Trânsito e de Iluminação Pública, da Guarda Civil Municipal e da EDP Energia.