Prefeitura realiza testagem para covid-19 em 2 mil alunos da rede municipal

0
47

 

No último sábado (17) alunos da rede de ensino de Guarulhos realizaram a testagem sorológica para levantamento de dados e mapeamento da evolução da pandemia de covid-19 nas escolas. A ação conjunta envolveu as secretarias da Educação e Saúde de forma organizada e sem aglomerações, no CEU Continental. Na ocasião, a Educação disponibilizou dois mil testes para crianças matriculadas no Ensino Fundamental e prosseguiu com as políticas públicas de prevenção e controle da covid-19 para a retomada presencial após o recesso escolar, que ocorreu entre os dias 2 e 15 de julho.

 

 

As escolas informaram com antecedência às famílias dos alunos para participarem da testagem voluntária, e todo o atendimento foi organizado por unidade escolar e horário específico. A estudante Kimberly Isabely Ribeiro de Macedo, do 3º ano, da EPG Dolores Gilabel, realizou o teste acompanhada da mãe Talita Ribeiro de Oliveira.

 

“Esse foi o primeiro teste da Kimberly e ela foi corajosa ao fazê-lo. Desde o começo da pandemia até agora não contraímos esse vírus e estamos felizes por isso, mas sabemos que a covid não acabou. Essa testagem é muito importante para a segurança de todos nós, pois na maioria das vezes as crianças não apresentam sintomas, mas transmitem para outras pessoas que estão ao seu redor. Com o retorno das aulas presenciais elas podem transmitir inclusive para os professores e funcionários da escola. Desta forma, os testes são fundamentais”, avaliou a mãe.

 

No final do dia os testes rápidos foram 86,53% negativos. A equipe de colaboradores da saúde repassou todos os resultados para as escolas, que na sequência informaram os responsáveis das crianças a fim de garantir os protocolos e orientações sanitárias contra a covid-19 no ambiente escolar.

 

Retorno às aulas presenciais

 

A Secretaria de Educação de Guarulhos lançou na última semana o documento Orientações Pedagógicas para o Retorno às Aulas Presenciais Durante a Pandemia no 2º Semestre de 2021, disponível em https://portaleducacao.guarulhos.sp.gov.br/siseduc/portal/exibir/arquivo/9565/inline/.

 

O documento tem como base a publicação do decreto municipal 38.201/2021, que prevê a retomada de aulas e demais atividades presenciais na rede pública e nas instituições privadas de ensino com o distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas, em todos os ambientes escolares, inclusive naqueles de acesso comum, como medida de segurança para a realização de quaisquer atividades. O documento também faz observações em relação à capacidade física das unidades escolares como base para o planejamento das atividades presenciais, admitindo-se o escalonamento de horários de entrada, saída e intervalos e o monitoramento dos riscos de aumento de contaminações pela covid-19, observadas as diretrizes do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

 

Além disso, as orientações destacam a importância das medidas de proteção pessoal, como o distanciamento físico, evitar ambientes lotados, higiene das mãos, etiqueta respiratória, uso de máscara, dentre outras formas de prevenção.

 

A partir desta segunda-feira (19) o retorno presencial continua sendo facultativo aos alunos. No caso de escolha de permanência no ensino remoto, as crianças devem realizar as propostas do programa Saberes em Casa com o envio das atividades para os professores a fim de garantir a comprovação das horas letivas.