Prefeitura realiza ação especial para pets na reserva indígena Filhos dessa Terra, no Cabuçu

0
70

 

Representantes das diversas etnias presentes na reserva indígena Filhos dessa Terra, no Cabuçu, receberam com danças, fogueira, chá e tapioca a equipe do Departamento de Proteção Animal (DPAN) de Guarulhos, que esteve no local nesta segunda-feira (13) para doar ração e fazer o cadastro de cães e gatos a serem submetidos gratuitamente à cirurgia de esterilização e à colocação de chip de identificação.

 

 

A ação, realizada com o apoio da Subsecretaria da Igualdade Racial, visa a controlar a população dessas espécies, que crescem desordenadamente devido à reprodução e também aos constantes abandonos na região. “Como gostamos muito dos animais, sempre os acolhemos. Muitas vezes dividimos nossa comida para que eles não passem fome. Por isso a castração é muito importante e somos muito gratos por esse atendimento da Prefeitura ao nosso chamado”, disse Vanusa Kaimbé, representante da etnia e primeira indígena a ser vacinada contra a covid-19 no Brasil, em janeiro de 2021.

 

O secretário de Meio Ambiente, Abdo Mazloum, agradeceu a recepção e comentou a iniciativa. “Esta é uma ação que visa a preservar a saúde dos animais e também a das pessoas que convivem com eles. Com um número menor de pets para cada família cuidar, fica mais fácil manter a alimentação e os cuidados adequados”, afirmou.

 

Juliana Kopczynski, diretora do DPAN, também falou aos presentes. “Agradeço a todas as etnias pela oportunidade de acesso a seus pets. É fundamental que cada vez mais pessoas compartilhem conhecimentos sobre a importância da castração e da identificação para que, assim, possamos proporcionar melhor qualidade de vida aos animais”.

 

Nas datas combinadas com os tutores, dias 29 de junho e 4 de julho, os 33 pets cadastrados serão retirados e, após a recuperação, levados de volta à aldeia. As cirurgias serão realizadas na sede do DPAN, em Bonsucesso.