Prefeitura promove projeto piloto de Turismo Corporativo

0
508

 

A Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação (SDCETI) promoveu nesta terça-feira, dia 21, uma visita às dependências da empresa Flexform, em Cumbica. A iniciativa, que faz parte de um projeto piloto, cuja finalidade é incrementar o turismo corporativo na cidade, contou com a participação do Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE) da Associação de Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE); estudantes do Colégio Carbonell e apoio da empresária e fundadora da FazInova, Bel Pesce.

 

turismo-guarulhos (1)
Foto: Márcio Lino

 

O projeto busca fortalecer a imagem da cidade no segmento de turismo de negócios, uma vez que Guarulhos dispõe de uma localização estratégica, com três importantes rodovias, o maior aeroporto internacional do país, um parque industrial com mais de 4 mil indústrias, além de empresas de variados setores. Guarulhos é a segunda maior cidade do Estado de São Paulo e ocupa o 13º lugar no ranking do PIB nacional e o 4º dentro do Estado. Tudo isso, faz da cidade um importante pólo de negócios.

 

turismo-guarulhos (3)
Foto: Márcio Lino

 

Na manhã desta terça-feira, os participantes conheceram a empresa Flexform, que iniciou seus negócios, há mais de 50 anos na cidade, com componentes para produção de cadeiras e poltronas. Em 2012, começou a fabricação efetiva de cadeiras e se transformou em referência dentro e fora do país, exportando para a América do Sul, além dos EUA, Itália e Holanda. A empresa trabalha com desenvolvimento de produtos que levam em consideração a logística reversa e o menos impacto ao meio ambiente.

 

Para o diretor de Relações Econômicas da SDCETI, Adam Kubo, é importante que as pessoas conheçam o trabalho desenvolvido na Flexform. “Essa empresa nasceu em Guarulhos e é uma referência. Ela tem sido reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar, ela valoriza os colaboradores e investe em inovação.”

 

turismo-guarulhos (4)
Foto: Márcio Lino

 

Uma maior proximidade do governo municipal com as empresas é o que espera o presidente da Flexform, Pascoal Iannoni. “Os governos anteriores se esqueceram do nosso setor. Espero sim uma maior proximidade. Nossa empresa sempre abriu espaço para a formação e vê esse projeto como uma forma de incentivar ainda mais esse processo, mostrando como funciona a fábrica, a produção, os equipamentos, a distribuição e a consagração da marca”. A Flexform produz cerca de 30 mil cadeiras por mês. É considerada a maior produtora do segmento da América Latina.

 

As visitas ocorrerão de forma sistemática com roteiro específico, elaborado pela própria empresa, que determina as áreas a serem visitadas, os melhores dias e horários, quantidade de pessoas, restrições a imagens e outros itens que julgar importante para que ocorram em total segurança.

 

turismo-guarulhos (5)
Foto: Márcio Lino

 

O projeto oferece a oportunidade para que o visitante possa conhecer o potencial econômico da cidade, bem como a marca das empresas envolvidas no projeto, impulsionando a geração de novos negócios e a promoção turística do município. As empresas que fazem parte deste roteiro oferecem a chance aos participantes de conhecer o processo produtivo de cada artefato fabricado, demonstrando assim, toda tecnologia, inovação e cuidado, além da força empreendedora do guarulhense que gera emprego, renda e qualidade de vida.

 

Na parte da tarde, foi a vez da empresa Karina, que fabrica e comercializa resina termoplástica desde 1979 e é líder no mercado brasileiro de composto PVC.