Prefeitura promove intervenções artísticas no primeiro aniversário da linha 13 – Jade da CPTM

0
241

 

Nessa terça-feira (2), a Prefeitura de Guarulhos promoveu uma série de apresentações culturais nos vagões dos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) da linha 13 – Jade, que liga as estações de Engenheiro Goulart, na zona leste de São Paulo, ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. As apresentações integram as comemorações de aniversário da linha, que completou um ano de operação no último domingo (31).

 

 

De acordo com o secretário de Cultura, Vitor Souza, a iniciativa recebeu apoio da CPTM que abriu espaços em suas estações para fruição cultural, permitindo levar arte e entretenimento aos passageiros, através da realização de atividades ligadas à promoção da saúde e bem-estar, incentivo à leitura, mostras artísticas, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras.

 

“A ação levou alegria para as pessoas nas estações e vagões e transformou as viagens em um momento prazeroso e, ao mesmo tempo, formativo para os usuários”, esclareceu o Vitor.

 

Exposições e performances

 

Mesmo aqueles que passam apressados pela Estação Aeroporto-Guarulhos notam encantados a exposição de réplicas de monumentos históricos, como a Catedral de NotreDame, o Panteão, a Basílica de São Pedro e o Coliseu de Roma. As esculturas dos artistas guarulhenses Antonio Donizeti Vaz de Azevedo e Marly Akemi Soga Alves podem ser apreciadas na área livre da estação e prometem aguçar a curiosidade dos usuários da linha.

 

Mãe e filha, Risocleide Santos Silva, 43, e Beatriz Silva Oliveira, 24, aproveitaram o dia de folga para ir até a estação Brás, na região central de São Paulo. Moradoras do bairro Jardim Santa Edwirges, em Guarulhos, elas contam que a viagem se tornou muito mais agradável, principalmente depois que visitaram a exposição. “Ficamos surpresas com a riqueza de detalhes das réplicas, isso é muito bom porque aproxima as pessoas da arte e da cultura”, disse Risocleide.

 

Animado, o grupo de danças urbanas New Squadagitouos encantou os passageiros da estação com coreografias cheias de ritmo, mesclando elementos do hip hop com o funk. De passagem pelo aeroporto e de volta para a estação Brás, os alunos do curso de agente aeroportuário, José Carlos dos Santos, 37; Daniela Leite da Silva, 24; Fabiana Almeida, 36, e Raul Alcântara, 24, ficaram animados com a oferta cultural no espaço. “Isso tudo mexe com a nossa imaginação e criatividade, adoramos arte e sabemos quanto os espaços públicos carecem de atrativos para entreter as pessoas”, afirmou Raul.

 

Dentro dos vagões do trem, no trecho da linha 13 que liga as estações Aeroporto-Guarulhos e Engenheiro Goulart, as intervenções artísticas se intensificaram e arrancaram sorrisos e aplausos dos passageiros com as performances “Tiro de Letra”, da Trupe Ortaética de Teatro Comunitário, e “A Mulher que Contava Histórias”, com a contadora WâniaKarolis.

 

E para aqueles que gostam de tirar “selfies” e não querem perder a oportunidade de clicar um cenário com os aviões pousando e decolando, a CPTM criou espaços permanentes na estação Aeroporto-Guarulhos para os passageiros tirarem fotos e postarem nas redes sociais.

 

Linha 13 – Jade conta com mais viagens

 

Para comemorar o aniversário de um ano de operação da Linha 13 – Jade (Engenheiro Goulart – Aeroporto Guarulhos) o serviço Connect foi ampliado e a partir desta terça-feira (2), passou a contar com um número maior de viagens entre as estações Aeroporto-Guarulhos e Brás nos dias úteis, sem necessidade de transferência na Linha 12 – Safira. Assim, o serviço que antes contava com 12 partidas nos dois sentidos, passará agora para 21. Aos sábados, as viagens sobem de 6 para 11.

 

Outra novidade é que todos os dias, incluindo domingos, um trem do serviço Connect partirá à meia-noite da Estação Aeroporto Guarulhos, com destino à Estação Brás, onde o passageiro poderá pegar o Expresso Leste da linha 11 – Coral até a Estação Luz.

 

A ampliação atende demanda de moradores da região de Guarulhos. Atualmente, a linha 13 – Jade transporta cerca de 13 mil passageiros por dia. Desses, 9 mil utilizam o Connect, que permite chegar mais rápido e com mais com conforto ao centro de cidade de São Paulo.