Prefeitura oferece curso de técnicas de gastronomia como opção de geração de renda

0
240

 

Aprender em três meses um pouco do universo gastronômico como técnicas de corte, preparação de caldos, sopas, acompanhamentos, pratos de aves, carnes vermelhas, peixes e massas básicas. Esses são alguns dos assuntos abordados no curso de Técnicas de Gastronomia que a Prefeitura de Guarulhos disponibiliza gratuitamente às terças-feiras, das 13 às 17 horas, no Restaurante Escola Praça Gourmet, no Centro, e às quintas-feiras, das 8 às 12 horas, no Restaurante Escola Paladar e Sabor, na Vila Rio de Janeiro.

 

Foto: Sidnei Barros/PMG

 

Na aula desta terça-feira, dia 9, a turma de 23 alunos elaborou acompanhamentos como risoto de abobrinha, tabule de quinoa, cuscuz marroquino com legumes salteados e salada de feijão jalo com rúcula e tomate seco. A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Social  e visa capacitar pessoas de baixa renda para a inserção delas no mercado de trabalho, além de ser uma alternativa para geração de renda familiar.

 

Formada em Gastronomia há seis anos, a professora do curso, Carolina de Jesus Silva, nota a vontade dos alunos em aprender. “Percebo a evolução deles. Aqui aprendem a trabalhar com ingredientes diferentes do dia a dia e com muitos temperos. Muitos preparam pratos em casa, tiram foto e me mostram”, contou Carolina.

 

A desempregada Priscila Araujo Paixão, 29 anos, solteira, moradora do Taboão, vê no curso uma oportunidade de colocação profissional. “Já entreguei currículos em restaurantes. Gosto de cozinhar e as aulas estão sendo boas, pois aprendo muitas coisas diferentes”, afirmou, ela que trabalhava em casa de família e atualmente está fazendo bico como babá.

 

Eliana Alves Raphael, de 53 anos, divorciada e mãe de um filho, está frequentando a formação. “Já concluí os cursos de panificação e pizzaiolo e é o que está me ajudando a complementar a renda. Pela manhã, trabalho na limpeza urbana da cidade, e à tarde, faço o curso, faço e vendo pães e bolo para os vizinhos. Tenho planos futuros de cozinhar e vender pratos, entregando de casa em casa,” afirmou Eliana, moradora do Parque. Continental IV.

 

Serviço

 

Curso de Técnicas de Gastronomia

 

Informações e inscrições para novas turmas: Restaurante Escola Praça Gourmet – rua Felício Marcondes, 457 – Centro (praça Getúlio Vargas) – ou pelo telefone 2468-2010