Prefeitura estabelece normas e exceções para a circulação de caminhões no Trevo de Bonsucesso

0
207

 

A partir da próxima segunda-feira (5) a Prefeitura de Guarulhos implementará restrições de horário de tráfego para os caminhões pesados no Trevo de Bonsucesso com o objetivo de organizar o trânsito da região, priorizar o tráfego de automóveis e o transporte público de passageiros. A interdição aos caminhões será dará em dois horários: de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h e das 17h às 20h, e aos sábados das 7h às 12h.

 

As exceções serão os veículos urbanos de carga (VUCs), que são caminhões de pequeno porte destinados à distribuição de mercadorias e abastecimento no meio urbano, com as seguintes dimensões máximas: largura de 2,20m e comprimento de 7,20m, além de veículos de coleta de lixo pública, aqueles utilizados pelo controle de zoonoses, os destinados a obras e serviços públicos essenciais de infraestrutura urbana, como garantia do fornecimento de energia elétrica, serviços de poda e saneamento básico. Não precisarão obedecer às restrições ainda veículos dos Correios, aqueles destinados aos serviços essenciais de sinalização de trânsito, os de socorro mecânico de emergência, veículos de transportes de valores, caminhões-betoneira quando em operação, além de veículos de transporte de materiais e insumos para as unidades de saúde.

O descumprimento das normas acarretará, pela fiscalização dos agentes de trânsito, a aplicação de sanções que vão desde multa por infração de trânsito até a apreensão do veículo.

A medida toma como base a autonomia que o município tem para gerir o controle do uso e operação da infraestrutura viária destinada à circulação e operação do transporte de carga, concedendo prioridades ou restrições de acordo com o artigo 23 da lei federal 12.587/2012, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana.

O novo decreto estabelece que dentre os principais objetivos do Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Guarulhos (PMU-Guarulhos 2019), instituído pelo decreto 35.931/2019, está “melhorar as condições de circulação de cargas no município com a definição de trajetos, horários e caracterização de veículos e tipos de carga”.

Atualmente o Trevo de Bonsucesso representa o maior gargalo de trânsito da cidade de Guarulhos. Nos últimos anos a situação foi agravada em razão das restrições impostas pela atual concessionária, a CCR Nova Dutra, que fechou quase todas as saídas de acesso à rodovia.

Outro fator que compromete de forma definitiva o trânsito da região diz respeito também à alta densidade populacional (450 mil habitantes) dos bairros Jardim Presidente Dutra, Bonsucesso, Pimentas e Água Chata, além do tipo de atividade econômica desenvolvida, altamente dependente do modal rodoviário.