Prefeitura entrega obras de UBS`s

0
1368

 

O prefeito Sebastião Almeida e o secretário de Saúde Carlos Derman entregaram nesta quarta-feira, 9, mais três Unidades Básicas de Saúde reformadas em Guarulhos: UBS Jurema, UBS Aracília, além da UBS Marcos Freire.

 

ubs-aracilia

 

Elas integram a lista das 34 unidades contempladas pelo programa de reforma e adequações, das quais outras cinco já tiveram os trabalhos concluídos: UBS Ponte Alta, São Rafael, Jardim Vila Galvão, Cavadas e Vila Galvão.

 

Segundo o prefeito Sebastião Almeida, as reformas, que incluem serviços de manutenção e ampliação, vão oferecer mais qualidade no atendimento prestado à população.

 

Com mais médicos, sendo três do programa federal, a UBS Marcos Freire – que conta hoje com um total de nove profissionais – precisava de espaço maior para atender melhor à população. Por isso, além das obras de reforma e adequações efetuadas pela Proguaru, a unidade foi ampliada e ganhou mais dois consultórios, além de uma nova sala de vacina, espaço específico para curativos e para os agentes comunitários de saúde, mais uma sala de espera e uma ampla farmácia, adequada de acordo com as normas da Vigilância Sanitária.

 

As obras de ampliação foram executadas pelo setor de infra-estrutura da Secretaria de Saúde. Já a reforma executada pela Proguaru contemplou a troca de torneiras, adequação dos sanitários para pessoas com necessidades especiais, revisão elétrica e hidráulica, troca de forro, reparo de rufos, calhas e condutores para águas pluviais.

 

Reforma e adequações

 

O plano de reforma e adequações da UBS Jurema incluiu a revisão geral das instalações elétricas e hidráulicas, com a implantação de sistema de proteção de descargas atmosféricas e com a adaptação dos sanitários para pessoas portadoras de deficiência; pintura interna e externa; substituição das telhas antigas; revisão de rufos, calhas e condutores para águas pluviais; entre outras.

 

Na UBS Aracília, foi trocado o telhado, revisão geral das instalações elétricas e hidráulicas, com a implantação de sistema, adaptação dos sanitários para pessoas portadoras de deficiência, construção de novas salas de lavagem e esterilização de materiais.

 

Fonte: Click Guarulhos