Prefeitura entrega mais um Centro de Especialidades Médicas

0
308

 

O prefeito Guti e a secretária de Saúde, Ana Cristina Kantzos da Silva, inauguram na manhã desta segunda-feira (10) o quarto Centro de Especialidades Médicas da cidade, o Cemeg Cantareira, que ganhou o nome do cirurgião dentista “Dr. Paulo dos Santos Vieira”, que dedicou grande parte de sua vida – de 1968 a 1996 –  ao atendimento odontológico na rede municipal de Saúde. Localizado na avenida Brigadeiro Faria Lima nº 215 (Cocaia), o serviço vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.

 

Foto: Fábio Nunes Teixeira/PMG

 

Mesmo antes de ser criado por decreto, documento que foi assinado pelo prefeito e pela secretária de Saúde nesta segunda-feira (10), durante a inauguração, o Cemeg Cantareira já vinha atendendo a população em prédio menor na avenida Bom Clima. No novo espaço, de 710 metros quadrados de área construída, o serviço já conta com mais de 50 profissionais e nove especialidades.

 

Além de exame de raio-X, o Cemeg Cantareira oferecerá assistência em fisioterapia, ortopedia geral, ortopedia pós trauma, cirurgia plástica, gastroenterologista adulta e pediátrica, urologia, cirurgia de cabeça e pescoço, cardiologia e cirurgia de tórax. Ao todo, são oito consultórios, sem contar as salas de gesso, de enfermagem, de curativo e espaço para outros procedimentos.

 

“Inauguramos no ano passado o Cemeg Cumbica e agora estamos entregando essa unidade totalmente nova e muito mais acolhedora”, destacou o prefeito. Guti também ressaltou os investimentos na área: “em 2017 investimos 32% de todos os nossos recursos na saúde pública municipal, enquanto a Constituição Federal diz que temos de investir no mínimo 15%. Foi o recorde da história da cidade e mesmo assim ainda falta muita coisa”, explicou.

 

O resultado desse aporte na Saúde foi o aumento da oferta de consultas médicas.  “A gente aumentou em 100% o número de consultas médicas de 2016 para 2018. Ou seja, pelos números relativos que temos de 2018, até o final do ano a gente vai concluir com o dobro de consultas realizadas em comparação com 2016. Isso significa que os profissionais da área, aquelas pessoas que são apaixonadas por fazer saúde estão se dedicando muito”, falou o prefeito, agradecendo aos trabalhadores.

 

A secretária de Saúde, por sua vez, anunciou a criação da AME Mais Guarulhos (Ambulatório Médico de Especialidades), medida que foi publicada no Diário Oficial do Governo do Estado no último sábado (8). “Com isso, a tendência é ampliarmos cada vez mais a oferta de especialidades médicas na cidade”, disse Ana Cristina.

 

Segundo Guti, a publicação garante a instalação da unidade no município. “Já fizemos a contrapartida da cidade que é disponibilizar uma área para a construção, e a Câmara de Vereadores está trabalhando muito com o governador para que a gente tenha a maior AME Mais do Estado”, disse.