Prefeitura e associação nacional de catadores assinam termo de cooperação

0
115

 

A Prefeitura de Guarulhos e a Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais (Ancat) assinaram neste sábado (18), na sede da Secretaria de Serviços Públicos, um termo de cooperação para a execução de um conjunto de programas e projetos de formalização, capacitação profissional e formação técnica das organizações da sociedade civil e cooperativas de trabalho de catadores.

 

 

O termo visa ao cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que, entre outras determinações, estabelece a logística reversa como forma de viabilizar a coleta e a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos, envolvendo necessariamente programas e ações para a participação dos grupos interessados, em especial das cooperativas ou de outras formas de associação formadas por pessoas físicas de baixa renda.

 

O secretário de Serviços Públicos, Rodnei Minelli, assinou o termo e explicou a importância da iniciativa. “Temos avançado na melhoria da gestão de resíduos sólidos do município ao ampliar o serviço de coleta seletiva, que em breve atenderá toda a cidade. Desta forma, contar com parceria da Ancat é algo fundamental e bastante positivo, que chega na hora certa”, afirmou. O termo de cooperação tem validade de um ano a contar da data da assinatura.