Prefeitura destrói óculos falsificados

0
720

Ações de fiscalização realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), entre janeiro e abril deste ano, resultaram na apreensão de centenas de óculos falsificados. O material foi destruído pelo órgão nesta quarta-feira, dia 18.

oculos-falsos-guarulhosAção de destruição foi realizada nesta quarta-feira

Foram 185 óculos com lentes de grau e 125 óculos de sol, todos sem procedência e apreendidos em ações de combate ao comércio ambulante irregular, principalmente na região central da cidade.

Piratas

Além do impacto negativo na economia, a comercialização de óculos piratas, tanto de sol quanto de grau, prejudica também a saúde das pessoas que o utilizam. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), o uso de óculos produzidos fora dos padrões técnicos de qualidade favorece o desenvolvimento de doenças e impede diagnósticos corretos. Usar óculos falsificados é mais prejudicial do que não usar nenhum óculos.

Entre o material apreendido e inutilizado, também estavam mais de 200 aparelhos ortodônticos falsos, compostos por borrachinhas, brackets e fios metálicos. De acordo com o Conselho Regional de Odontologia, a utilização inadequada deste tipo de produto pode causar danos irreversíveis à saúde, levando à perda de dentes e até ossos do maxilar.

A SDU tem intensificado a fiscalização em relação aos ambulantes que atuam sem autorização no Centro, sobre tudo no calçadão da Rua D. Pedro II e imediações. As ações têm recebido o apoio da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal. Segundo o Departamento de Controle Urbano, a fiscalização seguirá atuando.