Prefeitura desenvolve nova etapa da operação Nobreak

0
120

 

A Prefeitura de Guarulhos promoveu nesta quinta-feira (17) mais uma etapa da Operação Nobreak, de combate ao furto de fios e cabos elétricos da rede pública, um trabalho conjunto entre a Guarda Civil Municipal (GCM), a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) e a Polícia Civil. A iniciativa se faz necessária devido à incidência do crime no município, que já soma aproximadamente 200 ocorrências desde 2021.

 

 

Inicialmente foram fiscalizados comércios voltados à reciclagem de sucatas suspeitos de receptação de materiais furtados nos bairros Vila Galvão, Jardim Vila Galvão, Vila São João, Vila São Rafael, Vila Fátima e Jardim Cumbica.

 

Desde que foi deflagrada em 24 de fevereiro, a Nobreak já apresentou duas prisões em flagrante, seis apreensões de cabos e uma de partes de um carro cortado, além de lacrar dois estabelecimentos por falta de licença de funcionamento.

 

Para identificar os possíveis receptores são utilizados os sistemas de inteligência de cada corporação envolvida. “Nós usamos a tecnologia para identificar os procedimentos realizados pelos infratores”, explicou o secretário para Assuntos de Segurança Pública, Márcio Pontes.

 

Durante as fiscalizações os funcionários dos estabelecimentos foram orientados sobre a necessidade de confirmar a origem dos produtos comprados, em especial fios e cabos elétricos.

 

“Esse crime pode interromper o atendimento de serviços essenciais da rede pública, como a saúde, e colocar o munícipe em risco”, esclareceu Pontes.

 

Para denunciar o crime o cidadão deve entrar em contato pelo telefone 153, que opera 24 horas, todos os dias da semana.