Prefeitura dá início a capacitação para catadores de material reciclável

0
118

 

A Prefeitura de Guarulhos iniciou nesta sexta-feira (1º) a capacitação das cooperativas de catadores de material reciclável na cidade, já que com a ampliação da coleta seletiva em Guarulhos surge a necessidade da sistematização dos serviços prestados pelos cooperados para que possam agilizar e melhorar a geração de renda desses trabalhadores. O projeto é uma parceria entre as secretarias do Trabalho e de Serviços Públicos, a Universidade Guarulhos (UNG) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

 

 

As aulas irão relacionar temas de educação ambiental e cidadania com aspectos da comunicação e expressão social, operacionalização de cálculos matemáticos na vida cotidiana, além de estimular o empreendedorismo, a organização do trabalho e a gestão das finanças para pequenos negócios.

 

O prefeito Guti participou da cerimônia de abertura e comentou sobre os esforços da administração pública em ampliar as ações de coleta de recicláveis na cidade. “Além de trabalharmos pelo meio ambiente, buscamos formas de auxiliar a população na geração de renda, e é isso que estamos entregando aqui. Vocês conseguem transformar o que as outras pessoas consideram lixo em renda. Quanto mais capacitados para realizar estes serviços vocês estiverem, mais renda irão gerar”, disse.

 

“Nós só temos a agradecer pela oportunidade. A qualificação para nós é muito importante e tem muito valor para o trabalho que todos nós aqui desenvolvemos”, disse Fabiana Maria Pinto, presidente da Cooperativa dos Catadores da Área de Materiais Recicláveis de Guarulhos Coop-Reciclável.

 

O projeto atenderá no primeiro momento cerca de 50 pessoas da Central Municipal de Triagem Ponte Alta, da Cooperativa de Trabalho das Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis Respira Brasil, da Cooperativa de Trabalho das Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis Recicla Mais Guarulhos, da Cooperativa de Trabalho das Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis Nova Vida e da Cooperativa de Trabalho de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis Sinergia Brasil.

 

Além do chefe do Executivo e dos catadores, estiveram presentes o vice-prefeito Professor Jesus, o secretário do Trabalho, Toninho Magalhães, o secretário-adjunto de Serviços Públicos, Paulo Sérgio, o vice-presidente nacional da Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis, Ary Moraes, o gerente regional do Sebrae, Sergio Ricardo Gromik, o líder da macro região de São Paulo da FGV, Daniel Glaessel, o consultor técnico da Pragma Soluções Sustentáveis, Álvaro Elesbão, a coordenadora do curso de direito da UNG, Luciana Aparecida Guimarães, e os presidentes de cooperativas Tiago Frank e Fabiana Maria Pinto.