Prefeitura combate incêndio em aterro irregular no Jardim Hanna

0
914

 

A Prefeitura de Guarulhos montou nesta terça-feira (12) uma força-tarefa emergencial para combater um incêndio que atinge uma área de cerca de 6 mil m2 usada como aterro irregular, às margens da Estrada Velha de Bonsucesso, no Jardim Hanna. O objetivo é acabar, ainda nesta semana, com a emissão da fumaça tóxica produzida pela queima de gases que tem causado transtornos à população local, incluindo problemas respiratórios. Segundo relatos dos moradores do bairro, o fogo foi provocado por pessoas que moravam no terreno e tiveram que deixar a área.

 

Foto: Jackson Argolo

 

A operação reuniu equipes das Secretarias de Serviços Públicos (SSP), Obras e Meio Ambiente (Sema), além da Coordenadoria de Defesa Civil, Saae, Proguaru, Guarda Civil Municipal Ambiental e Corpo de Bombeiros. Duas pás carregadeiras, uma retroescavadeira e quatro caminhões estão sendo utilizados para agilizar a remoção do material. O objetivo é liberar caminho para passagem da água até as camadas mais profundas repletas de materiais de alta combustão, como plástico, de onde o fogo se origina.

 

De acordo com estimativas dos técnicos da SSP, a montanha de resíduos atinge até 5 metros de profundidade em alguns pontos e, apenas na superfície, há cerca de 3 mil m3 de resíduos a serem retirados. Os custos da operação estão sendo calculados para possível envio ao proprietário da área, que há cerca de 20 anos apresenta problemas com depósito irregular de resíduos.

 

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano informa que autuou o responsável pela área nesta quarta-feira (13).