Prefeitura capacita servidores sobre fatores de risco relacionados a quedas de árvores

0
92

 

Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) de Guarulhos participam desde segunda-feira (11) de capacitação online sobre diagnóstico e análise de riscos de quedas de árvores. O curso de 16 horas, divididas em quatro blocos, acontece por meio de parceria entre a Prefeitura de Guarulhos e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) de São Paulo.

 

 

Ministrada pelo biólogo do IPT Sergio Brazolin, a formação segue até o dia 2 de maio abordando os diversos fatores naturais, como pragas, doenças, vento, entre outros, bem como ações humanas inadequadas decorrentes da  falta de planejamento e de acesso à informação que podem vir a ocasionar quedas de árvores.

 

O conteúdo da atual formação, bem como o de outras que serão ou já foram realizadas, vai ao encontro das necessidades da Sema  para a elaboração do  Plano Diretor de Arborização Urbana, documento para nortear as atividades de plantio, manutenção e estabelecimento de política de manejo e reposição de árvores, bem como soluções naturais para reduzir a poluição do solo, da água e do ar e de combate às alterações climáticas.

 

 Aplicativo

 

A parceria com o IPT também resultou na aquisição do aplicativo Arbio, ferramenta para gestão de florestas urbanas, principalmente das árvores localizadas em praças e ao longo do percurso de sistemas viários, o que torna possível inventariar árvores e áreas verdes para o estabelecimento de metas de arborização em curto e longo prazos.