Prefeitura abre inscrições para etapa regional dos Jogos Escolares Municipais

0
126

 

Desta quarta-feira (1º) até o próximo dia 10 de agosto, as Escolas da Prefeitura de Guarulhos podem se inscrever para participar da etapa regional da 8ª edição dos Jogos Escolares Municipais – JEM 2018. Iniciativa da Secel (Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer), a competição tem por objetivo promover a integração dos alunos por meio do esporte e valorizar, desde cedo, a prática de educação física.

 

Foto: Mauricio Burim

 

Para participar dessa etapa, a escola deverá responder o requerimento de inscrição oficial, disponível no endereço portaleducacao.guarulhos.sp.gov.br/jem/. No momento do preenchimento, as escolas devem sinalizar de quais modalidades desejam participar.

 

Para a garantia da amplitude da proposta na Rede Municipal, os jogos são realizados em duas etapas: a Escolar, que conta com a livre participação dos alunos da Educação Infantil (Rede própria e conveniada), Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos – EJA – em atividades esportivas diversas; e a Regional, na qual os alunos dos 4ºs e 5ºs anos têm a oportunidade de interagir com outras escolas do município.

 

A Etapa Escolar começa no dia 13 de agosto e vai até o dia 31. Já a Etapa Regional acontece entre os dias 1 e 24 de outubro, intercalando as datas de realização dos jogos com o período eleitoral e o feriado do dia 12 de outubro. Os alunos da EJA também participam da Etapa Regional entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro.

 

Modalidades

 

Damas e xadrez, atletismo, gol caixote, queimada, pique bandeira, resgate e cordas em equipe são as modalidades esportivas mistas (das quais participam meninas e meninos) que compõem a Etapa Regional do JEM. Durante os jogos, as escolas se encontram para as partidas nas regiões barra manteiga, roda cantada, ioiô, nunca três, corre cotia, amarelinha e rua avenida.

 

Para Zenaide Evangelista Clemente Cobucci, diretora do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas (DOEP), o JEM integra a escola como um todo. “Os Jogos Escolares Municipais trazem aprendizagem para a vida, e é muito mais do que um evento formativo, é um espaço de vivências da cultura corporal, pois trabalhamos com os alunos a interação, a solidariedade. Assim como toda ação da Secel, o JEM é em prol do aluno e de sua aprendizagem, e isso é primordial”, destaca.