Poucas seções eleitorais de Guarulhos atendem pessoas com necessidades especiais

0
446

 

Das 2.366 seções eleitorais de Guarulhos para a próxima eleição, apenas 123 delas (5%) são especiais, ou seja, aquelas que podem atender os eleitores portadores de deficiência. De acordo com a legislação, todas elas devem ser em local de fácil acesso, com estacionamento próximo e instalações, inclusive sanitárias, que atendam às normas da ABNT NBR 9050.

eleição-guarulhos

 

Em Guarulhos, atualmente são 3.783 eleitores com registros que possuem algum tipo de deficiência, comunicados pelos próprios eleitores. Até noventa dias antes das eleições, eles podem comunicar ao juiz eleitoral, por escrito, suas restrições e necessidades, a fim de que a Justiça Eleitoral, se possível, providencie os meios e recursos destinados a facilitar o exercício do voto.

 

Por lei, é garantido ao eleitor com deficiência o auxílio de pessoa de sua confiança para votar, e quem prestar o auxílio pode, inclusive, entrar na cabine com o eleitor e digitar os números na urna. Também é disponibilizado o teclado em Braile, marca de identificação da tecla número 5 e o sistema de áudio disponível.

 

Todos os mesários recebem capacitação para lidar com diversas situações, principalmente orientar os eleitores com necessidades especiais.

 

Na última semana a Prefeitura realizou um curso básico de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para convocados que atuarão nas eleições. Existe uma determinação que diz que cada escola tenha ao menos um atendente para realizar a comunicação por sinais.

 

Fonte: Guarulhos Hoje