Piloto de projeto sobre acessibilidade nas calçadas é testado em Guarulhos

0
719

 

Pioneira do projeto ‘Floresta Urbana e Acessibilidade nas Calçadas’ e com amparo em um estudo realizado pela Escola Superior de Agricultura Luís de Queiroz – ESALQ/USP, a Prefeitura de Guarulhos está criando um espaço adequado para realização de plantio de árvores entre as vagas lineares de veículos, ou até mesmo contorná-las, colaborando para a arborização da cidade.

 

 

Desenvolvido por meio de um trabalho de conclusão de curso de especialização em gerenciamento ambiental, o projeto piloto está sendo executado na rua Antonio Vita, no Jardim Maia, em parceria da Proguaru com as Secretarias de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito e a Coordenadoria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.

 

Além de todos os benefícios proporcionados pelas árvores, a execução da proposta libera ainda mais espaços nas calçadas. O projeto atende a nova norma de Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos, a ABNT-NBR 9050, que define o mínimo de 1,20 metros livres para a circulação ao redor do veículo. Ele visa um sistema radicular, que é base de sustentação para uma boa circulação, situação que geralmente não ocorre nas calçadas devido às suas dimensões.