Pianistas têm até sábado para se inscrever no 2º Concurso GruPiano

0
115

 

O Concurso GruPiano está de volta, desta vez com a oferta de duas categorias para instrumentistas, a infanto-juvenil, destinada a jovens talentos de até 18 anos, e a nacional, destinada a artistas até os 35 anos sem limitação de residência. As inscrições para a 2ª edição do concurso estão abertas até as 18h deste sábado (10) e podem ser feitas no site www.orquestrasdeguarulhos.com, onde também se encontra o edital.

Para participar os interessados devem ler com atenção o regulamento no edital Concurso GruPiano 2021 e preencher formulário de inscrição conforme a categoria. Para a categoria infanto-juvenil haverá pré-seleção a partir de currículo com provas finais presenciais. Já o candidato da categoria nacional deverá enviar vídeo, conforme descrito no item III, 2.1, do edital.

Para manter a tradição de que a prova final seja realizada com a presença da orquestra, os vencedores do 2º Concurso GruPiano se apresentarão com a Orquestra Gru Sinfônica no Teatro Adamastor, em data a ser definida, quando os munícipes terão a oportunidade de conhecer os participantes.

Muito além de constituir uma excelente oportunidade para revelar novos instrumentistas, uma iniciativa no mundo da música que coloca a cidade de Guarulhos em evidência, o concurso GruPiano também contribui para a vida musical do país ao mesmo tempo em que mostra o quanto a cidade tem maturidade para eventos desse porte.

 

 

Jovens talentos participantes da primeira edição

Em sua primeira edição, cujo concerto de premiação aconteceu em janeiro do ano passado, o Concurso GruPiano revelou Henrique Rabelo, o grande vencedor da categoria nacional, Lucas Gonçalves, 2º lugar do concurso, e o 3º lugar Mateus Restani Furtado, jovens talentos avaliados por uma banca examinadora composta por grandes especialistas nesse instrumento.

Na ocasião, bastante seguros sobre o que desejam da música e mostrando grande amadurecimento técnico e musical, os classificados destacaram repertório especialmente selecionado para demonstrar a grandiosidade desse instrumento.

 

Henrique Rabelo executou com técnica e excelência o Concerto para Piano e Orquestra n° 2, Opus 40, de Felix Mendelssohn. Ele ficou muito satisfeito em ter recebido o primeiro prêmio, mais feliz ainda porque teve a chance de participar ao lado de colegas que admira, os quais também têm a sorte de chamar de amigos.

“O concurso de música é uma oportunidade de nós nos ouvirmos, nos conhecermos melhor, uma oportunidade a ser aproveitada por todos os envolvidos. E eu gosto de me encontrar com meus colegas quando vou a competições, independentemente dos resultados. E, de fato, todos tocaram muito bem naquela final do GruPiano. Antes de anunciarem as colocações, os jurados nos disseram que queriam muito dar o primeiro prêmio ao mesmo tempo para mim, para o Lucas Gonçalves e para o Mateus Restani. Ao final do concurso, essa foi a real sensação, de que foi mais uma conquista para todos nós. Estar em Guarulhos para esse evento e para o concerto de premiação no ano seguinte foram verdadeiras alegrias. Que possamos colaborar muitas vezes mais”, disse Rabelo.

 

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!