Petição quer restauração de casarão na 7 de Setembro

0
913

Uma petição para a restauração do Casarão José Maurício, situado na rua Sete de Setembro, nº 150, centro de Guarulhos, foi aberto através do site Avaaz.org, responsável por petições da comunidade. Até o momento, o pedido que foi aberto por José Mauricio, recebeu 408 assinaturas e tem o objetivo de atingir 500, lembrando que o pedido foi aberto nesta sexta-feira, dia 15.

casarao-7-de-setembro

Um dos motivos alegados pela petição revela que a Prefeitura não pode se omitir dessa vez. “Não combina com um município que ostenta o slogan de Cuidando da cidade, cuidando da gente. O acesso aos bens culturais é um direito do cidadão e da cidadã guarulhense. Portanto, a Prefeitura deve iniciar o restauro do Casarão imediatamente ou possibilitar que a sociedade civil organizada o faça, dando àquele prédio a destinação merecida”, revela um texto no perfil da petição.

O casarão possui longa história na cidade, e durante o mês de junho voltou a se tornar notícia, já que houve um principio de incêndio no local, e atualmente o casarão que está abandonado, além de servir de abrigo para moradores de rua e usuários de drogas.

Foi inaugurado em 1937, para servir de residência ao ex-prefeito José Maurício Sobrinho de Oliveira, que segundo o site Cotidiano Guarulhense, teve mandatos na cidade nos períodos entre 1919 a 1930 e 1940 a 1945.

Em 1973 ele foi alugado pelo município para receber o Fórum Municipal, e a partir daí começou a alocar outras instalações, como a Junta de Alistamento Militar, a Secretaria de Obras e até se tornou um Museu Histórico durante a década de 1990, mas devido ao não pagamento de aluguéis, sofreu com ação de despejo no ano 2000, quando foi tombado pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico.

Reportagem: Ulisses Carvalho

Fonte: Guarulhos Hoje