Passageiros farão check-in em estação da CPTM

0
684

 

Os passageiros que futuramente usarem o sistema de transporte sobre os trilhos para chegar ao aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, poderão fazer o procedimento de embarque na estação da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) que liga ao aeroporto.

 

alckmin-e-guti
Alckmin anuncia chegada de trem a Cumbica em março de 2018 (Foto: Tatiana Santiago/G1 )

 

Esse é o projeto proposto pelo governo estadual em parceria com a Gru Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Guarulhos. A primeira parte da obra, que liga a CPTM até Cumbica, será entregue em março de 2018, segundo informou o governador Geraldo Alckmin (PSDB).

 

“Nós estamos trabalhando para fazer o embarque lá no sistema da CPTM. Então, as pessoas com as empresas de aviação fazem o embarque, o check in, despacha a mala e vem direto. Isso pode ajudar muito a população”, afirmou o governador.

 

Inicialmente projetada para ser próxima ao terminal 3 da CPTM, conhecido como terminal internacional, a estação Aeroporto Guarulhos será construída próxima ao terminal 1, o que deixará os passageiros distantes da área de embarque. A mudança ocorreu após o aeroporto que era administrado pela Infraero ser concedido à iniciativa privada.

 

Indagado sobre a alteração do projeto, Alckmin justificou que não obteve autorização e que a concessionária tem planos para a área escolhida. “Não tem como colocar uma estação em cada terminal, você tem vários terminais domésticos e internacionais. Nós queríamos colocar onde é aquele estacionamento do aeroporto, só que não foi possível, a concessionária não permitiu, tem até um documento dizendo que lá ia fazer shopping, ia fazer hotel. Nos foi permitido onde está sendo concluída a estação”, disse.

 

Como alternativa, a Gru Airport irá transportar os passageiros da estação da CPTM aos demais terminais. “A concessionária se comprometeu a pôr gratuitamente o People Move, que é um sistema de trenzinho, também não cumpriu. E, agora, se comprometeu a colocar provisoriamente enquanto não sai o People Move um ônibus gratuito”, afirmou.

 

Linha Jade

 

Depois de desistir do projeto do Expresso Aeroporto por causa do desinteresse da iniciativa privada em financiar as obras, o governo anunciou, em maio de 2013, que a Linha Jade da CPTM iria atender os passageiros do aeroporto.

 

Inicialmente, a Linha 13-Jade terá 12,2 km de extensão e três estações: Engenheiro Goulart (na Zona Leste de São Paulo), Cecap e Aeroporto de Guarulhos (em Cumbica).

 

A estação Engenheiro Goulart será reformada e ganhará mais uma plataforma, já que uma é destinada aos passageiros da Linha 12- Safira, já existente, e outra será reservada para o trem da Linha Jade. O investimento dessa primeira fase é de R$ 1,2 bilhão.

 

Dos 12,2 km da linha, 8 km serão elevados e passarão em cima da rodovia Ayrton Senna, do Parque Ecológico Tietê e rodovia Presidente Dutra.

 

Segundo o governador, o primeiro trecho será entregue daqui a um ano, em março de 2018. “A obra está indo muito bem, é uma nova linha de trem, não é extensão. Estamos com mais de 1.300 trabalhadores, a obra está indo em bom ritmo”.

 

Alckmin disse que a estação Cecap deve homenagear o grupo Mamonas Assassinas. Os integrantes do grupo morreram em um acidente aéreo em 2 de março de 1996.“Se depender de mim sim, eu adoraria. E eles são da cidade de Guarulhos e do bairro Cecap”, declarou.

 

Fonte: G1