#PARTIUGUARULHOS

0
1905

 

Resgatar a trajetória do trem da Cantareira, que na segunda metade do século 20, percorria diversas estações instaladas na cidade para transportar passageiros e cargas. Essa é a proposta do roteiro turístico #PARTIUGUARULHOS, para valorizar os patrimônios cultural e histórico do município. O projeto tem início nesta quinta-feira (6), às 8 horas, em um passeio experimental, com os idosos do Lar Nossa Senhora de Lourdes.

Assunto: Trem Histórico Praça IV Centenário Local: Praça IV Centenário  Data: 02.01.2013 Foto: Fabio Nunes Teixeira

 

O primeiro local a ser visitado é o Museu do Jaçanã, onde funcionava a antiga estação de trem do bairro em São Paulo (imortalizada na voz de Adoniran Barbosa), passando pelos antigos ramais na Vila Galvão, Torres Tibagy, Gopoúva, Vila Augusta, Parada Sorocabana. O trajeto terminará às 11h30, na praça IV Centenário.

 

Os passageiros poderão reviver importantes elementos históricos, como a estação Vila Galvão, onde, hoje, funciona um corredor metropolitano de ônibus. O bairro Vila Sorocabana, por exemplo, ganhou este nome porque foi o local destinado a receber e servir de moradia para os trabalhadores da  antiga companhia ferroviária Estrada de Ferro Sorocabana.

 

Em formato city tour, o projeto, que é da Prefeitura, com o apoio da iniciativa privada, contará com acompanhamento de um historiador durante todo o percurso do microônibus, que vai percorrer as antigas estações que funcionavam em Guarulhos.Não haverá cobrança de ingressos. Quem quiser participar do próximo passeio deverá entrar em contato com o Departamento de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico pelo telefone 2475-7926.

 

“Nosso objetivo é criar mais uma oferta turística para Guarulhos. Queremos desmistificar a ideia de que o município só pode oferecer o turismo de negócios por conta do polo industrial existente na cidade”, afirma Josefa Leôncio, diretora do Departamento de Turismo da SDE.

 

História

 

Segundo o historiador Elton Soares, durante 50 anos, de 1915 a 1965, a Estação de Guarulhos serviria para trazer um grande desenvolvimento para a cidade, cuja ligação com a capital ficava mais ágil, proporcionando em 1931 a inauguração do Hospital Padre Bento, na região do Gopoúva. Apesar de todos estes benefícios trazidos pela estação, o ramal de Guarulhos duraria apenas 5 décadas. Em maio de 1965, foi extinto por meio de um projeto de lei do ex-deputado federal e ex-governador André Franco Montoro.

 

Fonte: Prefeitura de Guarulhos