Pacientes que tiveram consultas desmarcadas serão chamados a partir de segunda-feira

0
136

 

A partir desta segunda-feira (8) a rede municipal de saúde começa a retomar gradativamente os agendamentos de rotina tanto na atenção básica como nos serviços especializados. O atendimento prosseguirá reduzido para evitar aglomerações e, neste primeiro momento, somente serão chamados os pacientes que tiveram consultas e procedimentos desmarcados desde o início da pandemia. Por isso, a Secretaria da Saúde pede para que as pessoas aguardem em casa e não procurem as unidades, porque elas serão convocadas por telefone para comparecimento.

 

A suspensão das consultas e procedimentos de rotina ocorreu por força da portaria 055/2020-SS, publicada no Diário Oficial do município em 23 de março. Além de prevenir aglomerações desnecessárias, a medida foi adotada para preservar a capacidade de funcionamento dos serviços de saúde neste momento de enfrentamento ao coronavírus. Contudo, a retomada gradual a partir de segunda-feira segue diretrizes estaduais e do Ministério da Saúde para garantir a assistência às demais patologias, observando o contexto da pandemia para as devidas precauções.

 

“É importante destacar que a população não deve procurar as unidades espontaneamente para a remarcação das consultas, porque isso será feito por telefone. Vale reforçar também que as pessoas convocadas devem comparecer aos serviços de saúde utilizando máscara e evitar levar acompanhante”, explica a diretora de Assistência Integral à Saúde, Bruna Benites de Castro.

 

No entanto, em caso de necessidade, o paciente deve levar apenas uma única pessoa para acompanhá-lo. Além disso, outras recomendações devem ser observadas, como comparecer no horário agendado, não havendo necessidade de chegar antecipadamente, e reagendar o procedimento se estiver com síndrome gripal no dia da consulta.