Orquestra Jovem de Guarulhos seleciona músicos e estagiários de composição e regência

0
276

 

A Prefeitura de Guarulhos oferece oportunidade a estudantes de música interessados em integrar a Orquestra Jovem Municipal. Até o próximo dia 10 de março estão abertas as inscrições para o edital de proficiência e seleção de novos integrantes, vagas destinadas a jovens entre 14 e 28 anos em fase final de sua formação e que estejam interessados em se tornar músicos profissionais.

 

 

Para participar os músicos devem comprovar que são estudantes dos seguintes instrumentos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, clarinete, fagote, trompetes, trompas, trombones, tuba, percussão ou piano. A inscrição é feita por meio do preenchimento do formulário disponível no site http://orquestrasdeguarulhos.com/. No ato da inscrição o candidato receberá um código de registro do processo e os detalhes de data e horário reservados à prova.

 

Além das vagas nos instrumentos, o processo também seleciona estagiários de cursos de composição e regência para a função de arquivistas e montadores.

 

Os candidatos deverão estar preparados para realizar no mínimo três ensaios semanais, com três horas de duração cada, às segundas, quartas e sextas-feiras, em horários a serem distribuídos pelo regente conforme o programa de cada mês, além de concertos com agenda e horários pré-estabelecidos.

 

Os testes para o processo seletivo serão realizados a partir de 13 de março. Na prova prática será solicitada a execução de uma obra obrigatória (concerto clássico ou romântico) a todos os candidatos à vaga de instrumentista, além de repertório já definido em forma de excertos, indicados na lista anexa específica para cada instrumento, disponível no site oficial. É necessário ler o edital para informações detalhadas sobre as provas, disponível em https://orquestrasdeguarulhos.com.

 

A Secretaria de Cultura de Guarulhos oferece ao bolsista integrante da Orquestra Jovem auxílio mensal de R$ 1.040 pelo prazo de um ano, prorrogável por até cinco anos, ou até que o instrumentista complete 29 anos. Para mais informações acesse https://orquestrasdeguarulhos.com/.

 

Orquestra Jovem

 

Criada em dezembro de 2003, a Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos é corpo estável do Conservatório Municipal, ligado à Pasta de Cultura do município. Todas as suas atividades visam ao aprimoramento e à profissionalização de seus jovens instrumentistas.

 

O grupo elabora programas mensais e realiza concertos dentro e fora da cidade, colaborando com o aperfeiçoamento e favorecendo o contato com grandes solistas, divulgando a melhor música de concerto. Para esses programas são selecionadas peças de diferentes períodos da história da música, dentre obras-primas consagradas e novas, tanto de compositores nacionais como de estrangeiros, cuja dificuldade técnica seja compatível com o alto nível alcançado pelo conjunto.