Orquestra Jovem apresenta concerto na Faculdade Santa Marcelina

0
104

 

Na próxima sexta-feira (27), às 19h30, o Teatro Laura Abrahão, nas dependências do campus Perdizes da Faculdade Santa Marcelina, na zona oeste da Capital, recebe concerto da Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos com solistas do curso de canto da Escola Municipal de Música de São Paulo. A entrada é gratuita e a classificação, livre.

 

Foto: Camila Rhodes – SE/PMG

 

Sob regência de Francesco Grigolo, coordenador da Civica Scuola di Musica Claudio Abbado, de Milão, na Itália, o concerto conta com a execução da abertura de três óperas, A Força do Destino, de Verdi, O Barbeiro de Sevilha, de Rossini, e O Guarani, de Carlos Gomes.

 

O programa oferece ao público também as árias Guillaume Tell: Sois Immobile, de Gioacchino Rossini, com o barítono Julián Lisnichuk, Das Zauberflöte: Ach, ich fuhl’s, de Wolfgang Amadeus Mozart, com a soprano Nathiele Rodrigues, Don Giovanni: Dueto Zerlina Don Giovanni – La ci darem la mano, de Wolfgang Amadeus Mozart, e Gianni Schicchi: aria di Lauretta “O mio Babbino Caro”, de Giacomo Puccini, com a soprano Ananda Gusmão.

 

O concerto celebra parceria na área de formação de instrumentistas entre a Orquestra Jovem e a Faculdade Santa Marcelina, iniciativa que alcança outros patamares ao vislumbrar a gravação de um álbum, registro fonográfico com obras inéditas de quatro compositores: o regente carioca João Guilherme Ripper, o professor de violão do Conservatório Municipal de Guarulhos, Victor Castellano, o chileno Nibaldo Araneda, e Kevin Camargo, estagiário de composição e regência das orquestras de Guarulhos.

 

“Essa apresentação enfatiza a inserção do trabalho das orquestras de Guarulhos em ambientes musicais e no cenário artístico. A ideia parte da valorização do corpo artístico da cidade, as raízes guarulhenses, ao mesmo tempo em que dialoga com todo o universo musical de outros locais”, observa Emiliano Patarra, regente das orquestras de Guarulhos e diretor do Conservatório Municipal de Guarulhos.

 

A apresentação conta ainda com apresentação do Coro Jovem da Escola Municipal de Música de São Paulo, que traz repertório popular: Estrela é Lua Nova, de Heitor Villa-Lobos, Travessia, de Milton Nascimento e Fernando Brant, com arranjos de Juliana Ripke, Encontros e Despedidas, de Milton Nascimento e Fernando Brant e arranjos de Ciça Terzini.

 

Para mais informações sobre a temporada 2023 das orquestras de Guarulhos, acesse https://orquestrasdeguarulhos.com/.