Orquestra Jovem apresenta a ópera Macbeth, no fim de semana

0
319

 

Uma narrativa de intrigas, ambição e poder. Nos próximos dias 25 e 27 de maiosexta-feira às 20h, e domingo às 19h, o Teatro do Adamastor Centro recebe a ópera Macbeth, do italiano Giuseppe Verdi, interpretada com maestria pela Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos (OJMG). A entrada é gratuita e os ingressos ficarão disponíveis para retirada duas horas antes do início do espetáculo. A classificação é livre.

 

Foto: Fábio Nunes Teixeira/PMG

 

Além de mais de 70 instrumentistas da Orquestra, o espetáculo conta com a participação especial da Banda Sinfônica do Conservatório Municipal de Guarulhos e grande elenco da Ópera Atelier, Coraleste e Madrigal Vivace de Jundiaí.

 

Baseada na peça homônima de William Shakespeare, a ópera Macbeth estreou em Florença em março de 1847. A obra se passa na Escócia e Inglaterra do século XI e foge do lugar comum associado ao gênero, uma vez que não se trata de uma história de amor, mas de uma narrativa ligada ao poder e aos crimes que o homem pode cometer para obtê-lo.

 

Um espetáculo feito por mãos e vozes experientes

 

De acordo com o maestro Emiliano Patarra, que assina a direção artística e a regência do espetáculo, o grande diferencial da produção de Macbeth apresentada no Teatro Adamastor é a interação de renomados artistas com grandes talentos locais.

 

“Nossa intenção foi colocar artistas de diferentes áreas de atuação, músicos, cantores, figurinistas, artesãos e direção cênica para conceber o espetáculo juntos, valorizando a força da ópera enquanto gênero expressivo”, comenta o maestro.

 

A soprano americana Carol Vaness é um dos maiores nomes da cena lírica mundial. Professora do Opera Studio da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, é ela quem assina a direção cênica do espetáculo. Carol acumula vasta experiência à frente de renomadas casas de espetáculo, como La Scala de Milão, Ópera do Estado de Viena, Ópera de Paris e Royal Opera House, em Londres. Ela ficou encantada com a destreza dos artesãos Donizete Vaz e Marli Soga, que se dedicaram à elaboração do cenário e itens de cena do espetáculo, confeccionados em sua maioria com papelão.

 

Já o tenor guarulhense Leonardo Geronazzo fez sua estreia no palco do Adamastor acompanhado pela OJMG na ocasião da execução da Missa K. 315 “Coroação” em Dó Maior, de Mozart, em novembro do ano passado. Junto com a soprano Veronica Pires, eles representam um recorte dos inúmeros talentos locais e compõem com Marcelo Ferreira, Tati Helene Ramos, Ricardo Castro, Saulo Javan, Thayana Roverso, entre outros, um time de cantores poderosos, responsáveis por dar vida às personagens da trama.

 

Os figurinos do espetáculo são de responsabilidade do estilista e ator Milton Fucci. O mago da luz, Domingos Quintiliano, comandará a iluminação cênica.

 

Serviço

 

Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos apresenta a ópera Macbeth, de Giuseppe Verdi

 

Datas: sexta-feira, dia 25 de maio, às 20h; domingo, dia 27 de maio, às 19h

Local: Teatro do Adamastor Centro. Av. Monteiro Lobato, 734 – Macedo – Guarulhos/SP

Entrada gratuita (retirada de ingressos com duas horas de antecedência na bilheteria do Teatro)

Classificação livre