Orquestra de Guarulhos recebe violonista da OSESP no Teatro Adamastor

0
416

 

Neste sábado, dia 27, às 20h, no Teatro Adamastor Centro, a Orquestra Municipal de Guarulhos apresentará um concerto ortodoxo que consagra a tradição sinfônica, no sentido mais tradicional do termo. O concerto terá a participação do italiano Emmanuele Baldini, spalla (primeiro) dos violinos da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo).

 

O Teatro Adamastor volta a ser palco da Orquestra Municipal. Foto: Márcio Lino / PMG

 

Vibrante, enérgica e animada, a ópera “O empresário”, de Mozart, abre o concerto, sob execução da camerata magistral, composta por alunos do Conservatório Municipal, e regida pelo maestro Celso Franchini, um grande articulador e pioneiro da música erudita na cidade.

 

O programa conta ainda com “Trágica”, sinfonia nº 4 de Schubert, que também guarda componentes de dramaticidade e vigor, ao mesmo tempo.

 

Orquestra-de-Guarulhos (1)
Emmanuele Baldini / Foto: Google Imagens

 

Na última peça, a Orquestra apresenta o concerto para violino em ré maior, de Beethoven, no qual Emmanuele Baldini é o grande intérprete. De acordo com o regente Emiliano Patarra, essa é uma das obras primas da história da música: “O concerto para violino em ré maior é uma das peças mais importantes que já se escreveu para instrumento solista e orquestra, sem dúvida, uma peça que mudou a história da música, profunda, interessante e que vale muito a pena ouvir”.

 

Emmanuele Baldini

 

Emmanuele Baldini é spalla da Osesp desde 2005, ano em que fundou o Quarteto Osesp, do qual é o primeiro violino. Aluno de Corrado Romano no Conservatório de Genebra, Baldini estudou música de câmara com o Trio di Trieste e com Franco Rossi, aperfeiçoando-se em Berlim e Salzburgo com Ruggiero Ricci. Vencedor de vários concursos internacionais, deu início à carreira solo após vencer o Virtuosité de Genebra. Tanto como solista como em recitais de violino e piano, apresentou-se em cidades européias como Viena, Munique, Berlim, Budapeste e Paris. Sua disografia inclui gravações para os selos Agorà, Algol, Rivoalto e Phoenix, destacando-se as obras completas para violino e piano de Martucci.

 

Serviço

 

Orquestra Municipal de Guarulhos, com Emmanuele Baldini

 

Data: 27 de maio, às 20h

Local: Teatro Adamastor

Endereço: Avenida Monteiro Lobato, 734 – Macedo