Ônibus de Guarulhos já contam com wi-fi

0
1465

 

A Prefeitura de Guarulhos e a Guarupass (Associação das Concessionárias de Transporte Urbano de Passageiros de Guarulhos e Região) lançaram oficialmente nesta sexta-feira, dia 9, a rede wi-fi gratuita nos ônibus da cidade. Ainda em fase de testes, a tecnologia foi implantada em três importantes linhas do município; 275 (Cocaia/Shopping Internacional), 720 (Terminal Pimentas/Shopping Internacional) e 453 (Terminal São João/Centro), e também em um ponto de atendimento do cadastro do Estudante na Guarupass. Ao todo 65 ônibus estão equipados com o sistema, incluindo os 20 ônibus articulados da linha 453.

 

Os ônibus que disponibilizam o serviço possuem um adesivo indicando o wi-fi. A implantação da rede foi realizada em parceria com a empresa Bluemax, proprietária da tecnologia e responsável pela operação, suporte técnico ao usuário e comercialização de publicidade.

O secretário de Transportes e Trânsito, Giuliano Locanto, falou sobre uma série de ações para melhorar a qualidade dos serviços prestados ao usuário do transporte público. “Estamos conversando muito com a Guarupass para melhorar o atendimento e colocar em ordem a frota – tanto a concessão, quanto a permissão. Queremos ampliar a rede de recarga a fim de facilitar para o usuário, que não gosta de ficar em fila esperando. Estamos fazendo o monitoramento por GPS das partidas de todas as linhas, ou seja, utilizamos a tecnologia em favor dos usuários. A utilização do wi-fi nos ônibus é um exemplo disso, é mais uma ação de tecnologia com foco na qualidade de serviços oferecidos ao usuário”, salientou Locanto.

Os testes com o wi-fi, de acordo com o diretor executivo da Guarupass, Márcio Roberto Pacheco, iniciaram-se em abril e, desde então, quatro mil passageiros já fizeram o cadastro para acessar a rede. E a ideia é ampliar o serviço para atingir 120 ônibus. “Com esses pontos on-line, nosso objetivo é entregar o melhor serviço à população. Essa é uma tecnologia inovadora, tecnologia de ponta e que estará à disposição de forma gratuita. A intenção é disponibilizar para mais veículos. Esse foi um pedido do prefeito Guti no início da gestão e nós fizemos grande esforço junto às operadoras para que pudéssemos apresentar essa tecnologia. Obviamente, isso tudo tem um custo e estamos construindo mecanismos para ampliar para toda a rede. Queremos investir mais em tecnologia nos veículos para que tenhamos um conceito inovador de transporte, um sinônimo de cidade inteligente. Esses são os primeiros passos nesse sentido”, afirmou Pacheco.

Como acessar

Para usar a rede, batizada de WIFIMAXXGUARULHOS+CONECTADA, pela primeira vez, o usuário terá que preencher um cadastro informando o nome completo, email, senha, celular, RG, CPF, sexo e data de nascimento. Após o término do cadastramento, será enviado um código de segurança por SMS e que deverá ser usado para liberar o acesso à internet. Por enquanto, cada usuário poderá dispor de 60 minutos por dia para navegação.