Ocupação irregular dá espaço à horta comunitária no Pimentas

0
1067

 

Os funcionários do Departamento de Acompanhamento e Controle de Ocupações Irregulares (DACOI) da Secretaria de Justiça, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Proguaru removeram na manhã desta segunda-feira (18), cinco barracos que ocupavam irregularmente área pública ao lado do Conjunto Habitacional Pimentas I, na rua Mucugeo. Os barracos funcionavam como comércio, mas não tinham licença de funcionamento.

 

 

A área de cerca de 2,5 mil m² já tinha sido objeto de ação no último dia 27 de fevereiro, quando uma cerca que demarcava a ocupação irregular foi removida. Na ocasião, os comércios foram notificados para deixar a área.

 

Horta

 

O diretor do DACOI, Waldemar Tenório, informou que após o desfazimento e remoção dos comércios, foi encontrada uma horta feita por um casal de moradores do conjunto habitacional. “Agora, a ideia é transformar a área numa grande horta comunitária. A ação vai ao encontro do plano de governo do Prefeito Guti de buscar novas ações sociais e parcerias que minimizem o impacto do crescente avanço das ocupações irregulares”, destaca.

 

No último mês, integrantes DACOI e do Departamento de Fiscalização de Ações, Apoio e Participação Popular estiveram no Instituto Cidades Sem Fome, para conhecer de perto o trabalho e discutir formas de parceria para criação de hortas orgânicas e sustentáveis para Guarulhos. Para Tenório o modelo sustentável que foi apresentado traz à cidade benefícios sociais, podendo gerar trabalho e renda à população, além de benefícios ambientais.

 

Para denunciar irregularidades em áreas ou vias públicas da cidade, basta ligar para 2453-6810 e 2453-6872. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.