Nova alça do Trevo de Bonsucesso em Guarulhos permite retorno direto à capital

0
470

 

Já está liberada para o tráfego a nova alça de acesso do Trevo de Bonsucesso, em Guarulhos, que permite o retorno direto para São Paulo, pela Rodovia Presidente Dutra. Inaugurada pela Prefeitura de Guarulhos na manhã desta quinta-feira, dia 14, a nova alça resolve um antigo gargalo no trânsito da região do Pimentas e Bonsucesso, que concentra uma população de aproximadamente 600 mil pessoas, e facilita a chegada do motorista à Dutra, tanto para quem vem do bairro, como para quem segue pela própria rodovia no sentido contrário: São Paulo – Rio de Janeiro.

 

Foto: Fábio Nunes Teixeira/PMG

 

“Estudos do trânsito mostram que 70% das pessoas que trafegam no sentido Rio de Janeiro têm a necessidade de voltar para São Paulo, o que explica o tráfego intenso nesse perímetro. A nova alça vai desafogar o trânsito na região e agilizar o retorno para o motorista, que vai gastar a metade do tempo para acessar a Via Dutra”, explica o prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa, Guti.

 

A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito estima que circulem pelo trevo 200 ônibus por hora, em períodos de maior movimento, transportando aproximadamente 13 mil pessoas. Diariamente, trafegam pelo local 2 mil ônibus, com cerca de 107 mil usuários do transporte público, além de 8 mil caminhões e 25 mil veículos.

 

A entrega da nova alça representa a conclusão de 80% da obra, que tem prazo para ser finalizada no próximo mês de dezembro. As intervenções em andamento estão relacionadas a obras de arruamento e sinalização.

 

A obra

 

Iniciada em 2015, o trevo tem um custo atual na ordem de R$ 101 milhões, sendo R$ 83 milhões de repasse federal e o restante em contrapartida do município.

 

O complexo do Trevo de Bonsucesso está dividido em três etapas:

 

Etapa 1: Trevo de Bonsucesso, com 56 mil m² de pavimentação, hoje com aproximadamente 80% de obra concluída e previsão de entrega para dezembro deste ano.

Etapa 2: o Corredor de ônibus JK com aproximadamente 22 mil m² de extensão. Essa é uma obra que ligará o Terminal Pimentas ao Trevo de Bonsucesso e consiste no alargamento viário com a implantação de corredor junto ao canteiro central nos dois sentidos da via. Iniciada em fevereiro deste ano, tem previsão de entrega para 2020.

Etapa 3: Terminal Bonsucesso, que será implantado nas proximidades do Trevo e servirá como ponto de integração e transferência para os usuários do transporte público. Está em fase de projeto e tem previsão para entrega em 2020.