Mundial de futebol do Catar é inspiração para exposição de cartunista guarulhense

0
406

 

Cerca de 60 charges sobre a Copa do Mundo do Catar integram a exposição Ainda Não Foi DHexa Vez, do cartunista Fausto Bergocce, em exibição entre os dias 18 de maio e 25 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no espaço expositivo da Biblioteca Monteiro Lobato, no Centro. Na abertura da exposição, no dia 18 (quinta-feira), às 18h, Fausto e o jornalista Diego Alves fazem uma resenha no auditório do espaço e resgatam jogadas e momentos pitorescos das partidas do torneio que aconteceu em novembro do ano passado, além de recordarem também outros mundiais.

 

 

Apaixonado por futebol, Fausto vibrou com as cores que explodiram nos estádios e deixaram o cenário árido do país árabe cheio de brilho e luz. O nome da exposição faz referência à expectativa que os brasileiros tinham de que o time vencesse o mundial, o que tornaria o Brasil hexacampeão da Copa do Mundo.

 

Do primeiro jogo à grande final entre Argentina e França, Bergocce acompanhou cada um dos jogos colado à TV, a registrar as partidas com seu traço irreverente. Isso resultou na criação de charges bastante divertidas com os principais lances dos jogos, uma forma de ilustrar momentos inesquecíveis com bom humor e o uso inteligente de referências culturais diversas, como o grito da torcida francesa, as laranjas holandesas, as batatas belgas, o touro espanhol e a cerveja alemã; tudo isso comentado por camelos árabes, que sempre pintam em cena para alguma tirada ácida em relação à partida.

 

Sobre Fausto Bergocce

 

O cartunista nasceu em 18 de novembro de 1952 em Reginópolis, a cerca de 405 quilômetros de São Paulo. Ele e sua família se mudaram para Guarulhos em 1964. Fausto começou a trabalhar na imprensa da cidade aos 20 anos e passou por diversos veículos. Ele já havia ilustrado a Copa do Mundo do México, em 1986.

 

Para saber mais sobre Fausto acesse o perfil do artista no Instagram: https://www.instagram.com/faustobergocce/.

 

A Biblioteca Monteiro Lobato fica na rua João Gonçalves, 439, Centro.