Moradores de rua atendidos pela Prefeitura de Guarulhos

0
2293

 

O número de pessoas em situação de rua atendidas pela equipe especializada em abordagem social da prefeitura vem caindo em Guarulhos nos últimos anos. Em 2013, foram atendidos 247 indivíduos nesta situação, enquanto em todo o ano de 2014 foram 203 atendimentos. Este ano, até o final de junho, foram feitas 177 abordagens a moradores de rua na cidade, número que deve aumentar até o final do ano.

Das 177 pessoas abordadas nas ações realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SDAS) este ano, apenas 15 são mulheres, e 17 indivíduos retornaram para a família de origem, seja ela no município ou através do recâmbio, que é o retorno a cidade natal.

 

moradores-de-rua-guarulhos

As ações feitas para evitar o aumento de moradores de rua na cidade são articulações entre os serviços disponibilizados, como o albergue para homens, Casa de Passagem para mulheres, e os serviços de acolhimento nos dois Centros Pop, para trabalhar o motivo que levou o atendido a ficar em situação de rua. A articulação é realizada também entre as secretarias municipais, para que os direitos e acesso aos serviços sejam garantidos aos atendidos.

Neste período do ano é realizada ainda a Operação Inverno, que intensifica os serviços que atende a população de rua nesta estação. As buscas por estas pessoas são intensificadas, principalmente durante a noite, com rondas que abordam pessoas dormindo nas ruas. Elas são acompanhadas pela equipe de abordagem ao acolhimento, onde podem tomar banho, jantar e dormir em um local quente. Caso o atendido não aceite, pelo menos um cobertor é oferecido para que se proteja do frio.

Neste período do ano, a frequência de moradores de rua no Albergue Municipal aumentou 25%, indo de 120 para 150 pessoas atendidas diariamente. O local possui 180 vagas, e serve para o pernoite, funcionando das 17h às 7h30.

Quem encontrar algum morador em situação de rua pode acionar a equipe da prefeitura por meio dos telefones 94731-4409 ou 2441-0087.

 

Fonte: Guarulhos Hoje