Mamografias crescem em Guarulhos

0
568

 

O número de mamografias realizados nas unidades da Prefeitura de Guarulhos tem crescido a cada ano, e a tendência é seguir aumentando. De acordo com a secretaria de Saúde da cidade, em 2011 o total de exames realizados foi de 31.037, aumentando para 35.889 em 2012 e para 37.842 no ano seguinte, o que representa um aumento de quase 22% em dois anos. Os números do primeiro semestre deste ano ainda não foram consolidados.

mamografia-guarulhos

Já em todo o estado de São Paulo, um levantamento da secretaria de Estado da Saúde de São Paulo aponta crescimento de 78% no número de exames de mamografias, para identificação do câncer de mama, realizados nos últimos cinco anos em serviços do SUS (Sistema Único de Saúde). Foram 1,3 milhão de exames em 2013, contra 812,4 mil em 2008, com um crescimento ano a ano.

Em Guarulhos, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) realizam ações preventivas e de promoção à saúde durante todo o ano, além de campanhas pontuais, como é o caso do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer de mamã e do diagnóstico precoce, que está mobilizando as UBS durante este mês.

Já o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), maior centro de oncologia da América Latina, na capital paulista, “pintou” de cor-de-rosa a fachada de seu prédio de 28 pavimentos usando uma iluminação especial a partir das 18h. O movimento também vai colorir o interior do hospital, e mais de três mil colaboradores começaram a receber laços cor de rosa para usarem ao longo do mês.

Uma das ações de incentivo ao exame é carreta-móvel do programa “Mulheres de Peito”, que oferece mamografias grátis sem necessidade de pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos. Ela tem como objetivo ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia pelo SUS, e cinco veículos percorrem os municípios paulistas desde o início de 2014.

 

Fonte: Guarulhos Hoje