Maior avião já construído pela Embraer pousa em Guarulhos

0
520

 

O maior avião já construído pela Indústria Aeronáutica Brasileira e também o maior produzido na América Latina, aterrissou pela primeira vez na Ala 13, no dia 11 de junho, onde foi  apresentado a autoridades de Portugal, país que está negociando uma possível aquisição da aeronave.

 

aviao-guarulhos

 

O Presidente da EMBRAER, Paulo César de Souza e Silva, anunciou: “O processo de aquisição de aeronaves está em andamento, o Governo de Portugal deu o passo mais importante que foi a autorização de conversas sobre a compra, agora a EMBRAER pode oficialmente negociar com este país”. Complementou ainda: “Esta é uma parceria histórica da EMBRAER com a FAB.É muito importante para o Brasil que um país Europeu adquira nossos aviões”.

 

O 1º Ministro de Portugal, Antonio Luís Santos da Costa e o Ministro da Defesa deste país, José Alberto Azevedo Lopes, foram recepcionados pelo Ten Brig do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira, Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), juntamente com o Maj Av Luciano Parreira Resende, Chefe do Estado Maior da Ala 13,  e Paulo César de Souza e Silva, Presidente da EMBRAER.  As Comitivas de Portugal e da EMBRAER seguiram a bordo da aeronave em um vôo de demonstração com destino ao Aeroporto do Galeão.

 

“Hoje podemos demonstrar o produto final a nosso parceiros, essa é uma maneira de mostrar a concretude e o sucesso desta parceria para que eles tenham a percepção do acerto da decisão tomada quanto ao Programa KC-390.Para a Força Aérea Brasileira, este é um avião que vem mudar significativamente a nossa estrutura, ” a espinha dorsal” do transporte, uma vez que substituirá o C-130″, afirmou o Ten Brig do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira, Diretor do DCTA.

 

O KC-390 é uma aeronave destinada ao transporte tático/logístico e reabastecimento em vôo, capaz de transportar 23 toneladas de carga e atingir a velocidade máxima de cruzeiro de 860 km/h (465 nós), desenvolvida e fabricada pela Embraer Defesa e Segurança, subsidiária do grupo brasileiro Embraer.

 

O Chefe do Estado Maior da Ala 13, Maj Av Luciano Parreira Resende, lembrou que a concepção da plataforma multimissão (KC-390) está totalmente alinhada com o Projeto “Força Aérea 100” e ressaltou a importância da participação da Ala 13 neste marco histórico, onde as primeiras negociações de venda da aeronave para o mercado externo estão sendo realizadas.

 

O 1° Ministro de Portugal, Antonio Luís Santos da Costa, declarou: “Este momento marca o nosso encontro com o futuro do Brasil. O KC-390 simboliza o futuro das relações entre Portugal e Brasil.Isto é certamente para todos nós um momento muito marcante.Hoje pela primeira vez podemos voar num avião que simboliza esta cooperação”, disse.

 

Fonte: Click Guarulhos