Limpeza do Tietê poderá evitar enchentes em Guarulhos

0
566

A limpeza no rio Tietê, no trecho entre o córrego Três Pontes, na divisa de São Paulo com Itaquaquecetuba, e o córrego Ipiranga, em Mogi das Cruzes, contribuirão para evitar inundações na região de Guarulhos.

TIETE-GUARULHOS Foto: Ivanildo Porto

As informações são do Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee) que iniciou no último sábado (20) o trabalho de desassoreamento de 44,2 quilômetros dos afluentes. O órgão ressaltou que o trabalho beneficia a cidade devido aos locais afetarem diretamente o município.

Segundo o governo estadual, o investimento está no valor de R$ 37,7 milhões. As máquinas removem um total de 343 mil m³ de sedimentos (como areia, argila e materiais não inertes) e lixo depositados no fundo do canal.

Além de Guarulhos, os municípios de Poá, Suzano, Itaquaquecetuba e Mogi das Cruzes e São Paulo serão beneficiados com os procedimentos. O Daee observou ainda que os trabalhos continuarão, pois já prepara o edital de licitação para realizar a limpeza do rio Tietê, ainda sem previsão para sair.

São 25 quilômetros entre a Barragem da Penha e a foz do córrego Três Pontes, na divisa dos municípios de São Paulo e Itaquaquecetuba. No total, o trabalho deverá remover 500 mil metros cúbicos de sedimentos depositados no fundo do canal.

Desde 2011 até 2016 já foram removidos 10,8 milhões m³ de detritos do rio e de seus afluentes e investidos mais de R$ 532 milhões no projeto. A demanda para a limpeza do rio foi firmada no mês de julho, quando o governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou investimentos para as principais exigências apresentadas pela população da região do Alto Tietê durante reunião do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat).

Reportagem: Leticia Lopes

Fonte: Guarulhos Hoje