Jornal de escola da Prefeitura é distribuído em banca no Jardim Tranquilidade

0
449

 

Ansiedade e emoção. Quem acompanhou todo o processo de elaboração do jornal da EPG Heraldo Evans pelos alunos do ensino fundamental viveu momentos de muita alegria na manhã desta quinta-feira (11), quando o Heraldo News chegou à banca Conjunto Padre Bento, no Jardim Tranquilidade. Com distribuição gratuita realizada pelo jornaleiro Roberto Rocha da Cunha na própria banca, a poucos metros da escola, a 1ª edição do jornal trouxe novidades sobre o trabalho pedagógico da unidade, com conteúdo editorial dividido em seções.

 

 

 “Esse trabalho é muito importante, porque orienta as crianças para a leitura e as afasta um pouco do celular e do videogame”, comemorou Cunha, explicando que as crianças estavam, desde o início da semana, em busca da publicação.

 

A agente de portaria Fabiane Rodrigues também estava ansiosa e foi uma das primeiras a chegar à banca para retirar seu exemplar. “Nossa, muito bom. Estou muito nervosa, eu saí no jornal, é a primeira vez que saio em uma publicação”, vibrou a agente.

 

Inclusão, alimentação escolar, diversidade e respeito foram alguns dos temas abordados na publicação. Além disso, o Heraldo News também apresenta entrevistas com profissionais da escola e da Secretaria de Educação, dentre os quais o secretário Alex Viterale e a subsecretária Fábia Costa, matérias sobre visitas realizadas pelos alunos, cruzadinhas, caça-palavras, carta ao leitor e classificados, conteúdo autêntico produzido por todas as turmas do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano.

 

Claudia Sequeira dos Santos, mãe da aluna Hanna Sequeira dos Santos, do 1º ano, ficou muito satisfeita com o jornal que recebeu. “Sou super fã da leitura e gosto desse movimento de estímulo. Todos participaram juntos, as turmas com diferentes idades, a coordenação, os professores, os gestores, eu achei isso bastante interessante para ampliar a interação entre todos que trabalham e estudam na escola”, disse a mãe.

 

O aluno Pedro Bueno Rodrigues, do 3º ano, comemorou a visita que sua turma fez à Divisão de Comunicação da Educação no final de abril. “Achei incrível o jornal também porque somos a única turma que visitou um lugar em que quase ninguém mais foi, entrevistamos muitas pessoas e isso foi muito legal”, brincou.

 

Com o jornal em mãos, a aluna Luna Maria Caniello, do 1º ano, estava encantada com o resultado. “Nunca vi nem segurei um jornal assim, estou me sentindo uma jornalista”. Para Caroline Ferreira Caniello, mãe da Luna, colocar os alunos em contato com materiais que muitos ainda não conheciam, como jornais e revistas, é enriquecedor. “Esse trabalho com os gêneros textuais, no qual as crianças atuaram ativamente na construção, é muito importante para a aprendizagem de todos eles”, parabenizou a mãe.

 

Ao lado de sua mãe Rubinaria Saraiva, igualmente encantada com o projeto da escola e o estímulo à leitura, a aluna Sofia Saraiva contou que ficou responsável pela seção Carta ao Leitor junto com seus colegas do 4º ano. ”Eu e meus amigos adoramos fazer o jornal, nos sentimos como jornalistas. Eu não sabia que existia essa parte chamada Carta ao Leitor, então passar por essa experiência foi ótimo”.

 

Para conhecer o resultado desse trabalho, as matérias e entrevistas produzidas pelos alunos e as diferentes seções do Heraldo News, acesse https://me-qr.com/pt/mobile/pdf/14573044.