Jonas Ribeiro encanta crianças durante Festival Literalmente Isso

0
563

 

18 anos de parceria com a Rede Municipal de Guarulhos. Mais de 100 livros lançados para o público infanto-juvenil e adulto. O escritor Jonas Ribeiro, intérprete encantador de histórias mirabolantes e engraçadas foi o convidado especial do Festival Literalmente Isso, na última quinta-feira, 27 de abril.

 

Jonas-Ribeiro -literalmente-isso (1)
Foto: Fabio Nunes Teixeira – PMG

 

“Retornar a um local por si só já é um elogio”, destaca o autor. “Quando você vai pela primeira vez em qualquer espaço você é avaliado e apreciado. Se há uma aceitação é inevitável retornar. Como em Guarulhos foram muitas vezes, sinto que construímos mais que uma parceria. Já nos tornamos amigos”.

 

Para o Literalmente Isso, o autor trouxe a apresentação do seu recente livro Filhonstrengo Fifongo e a chave preciosa e encantou os alunos da Escola da Prefeitura Edson Nunes Malecka com a sua dramaticidade cômica e sua caixa de bonecos.

 

Jonas-Ribeiro -literalmente-isso (2)
Foto: Fabio Nunes Teixeira – PMG

 

O livro, lançado pela Editora Elementar, narra a comemoração do dia paponstrengos na escola do personagem Fifongo. Os funcionarionstrengos e professoronstrengos organizaram uma extensa mesa no pátio com iguarias saborosas para todos se servirem de um apetitoso mingau. No final do encontro, quando os alunonstrengos homanegeiam os seus papostrengos, que Fifongo entrega apresenta a sua chave preciosa.

 

“Meu amigo Sóstenes me contou que no Dia dos pais, o seu filho João Guilherme lhe entregou a chave do seu coração. A cena emocionante me despertou a vontade de escrever um livro e pedi a ele essa autorização. O que ele nem imaginava é que a chave tão valiosa também teria tamanha importância para a família dos Monstrengos Feiosos”, esclarece Jonas.

 

Jonas-Ribeiro -literalmente-isso (3)
Foto: Fabio Nunes Teixeira – PMG

 

Com os olhos brilhando, a gargalhada solta e o corpo saltitando na cadeira de emoção, os pequenos Brenda, João e Ana Beatriz de 6 anos contam que ficaram encantados com Jonas e com a sua contação.

 

“Tia, ele é muito legal e engraçado! Os bonecos são tão fofinhos, né? Eu quero brincar mais, quando ele volta?”, exclamou Brenda.

 

Toda criança que ama livros fica mais forte

 

Formado em Língua e Literatura Portuguesa pela PUC-SP, Jonas Ribeiro é um entusiasta das letras e há mais de 30 anos se dedica no incentivo e sensibilização da população brasileira para o mundo da leitura.

 

Durante a sua trajetória profissional, o escritor já visitou mais de 1001 escolas e costuma dizer que é formado pelos tantos livros que leu por prazer em bibliotecas públicas ou que, sem pensar duas vezes, garimpou em livrarias.

 

Jonas-Ribeiro -literalmente-isso (4)
Foto: Fabio Nunes Teixeira – PMG

 

“Ser escritor e contar histórias é a maneira que escolhi de promover uma transformação na vida das crianças e dos meus leitores. Muitas vezes quando você conta uma história, o consciente não registra todas as palavras, no caso das crianças, muitas expressões linguísticas ou metáforas passam despercebidas, mas eles ficam registrados no inconsciente. As nossas decisões de hoje, enquanto adultos são feitas a partir desses registros e por isso a leitura contada como eu apresentei hoje ou a feita de maneira tradicional, por vezes solitária, é tão significativa na formação das pessoas. Por isso é muito importante saber quais valores estamos trazendo no conteúdo do nosso trabalho como escritor. Quando eu escuto de alguém que aquilo que eu disse ou escrevi foi importante, eu sinto que valeu!”.

 

Literalmente isso na Biblioteca Gracinda dos Anjos

 

O workshop de bateria e percussão que aconteceu na manhã desta quinta-feira (26) na Biblioteca Gracinda dos Anjos de Sá Domingues com o percussionista Ricardo Barreto reuniu músicos e interessados em temas clássicos do rock, jazz latino e músicas brasileiras.

 

Jonas-Ribeiro -literalmente-isso (5)
Foto: Fabio Nunes Teixeira – PMG

 

Para o músico suíço Simon Sandoz, que está no Brasil em turnê com o cantor Charles Saint’s, o bate papo com o baterista foi muito interessante: “Pelo fato de eu ser estrangeiro, isso me permitiu conhecer um pouco melhor os ritmos brasileiros e, apesar do espaço não possuir acústica adequada para a música, o que importa é fazer acontecer esses momentos de compartilhamento e aprendizado como esse”.

 

Roberto Preto, vocalista da banda Audiência Z.E.R.O, é morador da região da Biblioteca Gracinda dos Anjos e também achou o workshop de extrema importância para os músicos da cidade: “foi uma grande surpresa encontrar um concerto de bateria acontecendo numa biblioteca pública da cidade, gostei muito”.

 

Jonas-Ribeiro -literalmente-isso (6)

 

Para acessar a programação completa do Festival Literalmente Isso, acesse: http://www.guarulhos.sp.gov.br/literalmenteisso

 

Conheça também, o trabalho do escritor Jonas Ribeiro