Jogos Escolares mobilizam as escolas da Prefeitura de Guarulhos

0
460

 

Ao longo de todo o mês de junho, as Escolas da Prefeitura de Guarulhosrealizam a Etapa Escolar dos Jogos Escolares Municipais (JEM). Iniciativa da Secretaria de Educação, o JEM tem por objetivo promover a integração dos alunos por meio do esporte e valorizar, desde cedo, a prática de educação física. A Etapa Regional teve início nesta segunda-feira (24) e segue até o dia 5 de julho. Para mais informações, acesse o link http://portaleducacao.guarulhos.sp.gov.br/portal/.

 

 

Para a garantia da amplitude da proposta na Rede Municipal, os jogos são realizados em duas etapas: a Escolar, que conta com a livre participação dos alunos da Educação Infantil (Rede própria e conveniada), Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos – EJA – em atividades esportivas diversas; e a Regional, na qual os alunos dos 4ºs e 5ºs anos têm a oportunidade de interagir com outras escolas municipais.

 

Na última semana, a EPG Jean Piaget, localizada no Taboão, realizou o encerramento da Etapa Escolar, quando os alunos das turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental participaram das modalidades e atividades cooperativas como o Gol Caixote, Queimada, Pique Bandeira, Atletismo, Resgate, Dominó, Damas, Corda em equipe, entre outras.

 

A professora de Educação Física, Michelle Alves, destacou a importância da etapa escolar do JEM na escola, que contou com o empenho de toda a equipe escolar para que os jogos acontecessem. “Nos organizamos da melhor forma possível para que todas as turmas pudesse participar. O apoio de todos os professores foi fundamental para que essa etapa fosse um sucesso. Acredito que quando as crianças vivenciam os jogos, elas apresentam uma série de melhorias no desenvolvimento motor, cognitivo e social. Por isso a etapa regional é tão para a escola, pois é o momento em que todos os alunos participam”.

 

Para a diretora da unidade escolar, Ivy Marques, o JEM é resultado de trabalho árduo para proporcionar um momento importante para as crianças. “Em meio a uma proposta interdisciplinar, cada professor e os alunos deram o seu melhor. O JEM contribui com o desenvolvimento integral do aluno como ser social, autônomo, democrático e participativo. É com muita felicidade que encerramos a Etapa Escolar e que venha a Regional”, concluiu a diretora.

 

JEM Etapa Regional

 

Até o próximo dia 5 de julho, as Escolas da Prefeitura de Guarulhos podem se inscrever para participar da Etapa Regional da 9ª edição dos Jogos Escolares Municipais – JEM 2019.

 

Para participar dessa etapa, a escola deverá preencher o requerimento de inscrição oficial, disponível no endereço portaleducacao.guarulhos.sp.gov.br/jem. No momento da inscrição, as escolas devem sinalizar de quais modalidades desejam participar. Os alunos da EJA também participam da Etapa Regional entre os dias 2, 3 e 4 de setembro.