Jogos escolares mobilizam alunos da rede municipal de ensino

0
720

 

Alunos das escolas da Prefeitura de Guarulhos participam da Etapa Regional da 9ª edição dos Jogos Escolares Municipais(JEM) 2019.Os jogos começaram nesta segunda-feira (30) e prosseguem nos dias 10, 16, 17 e 18 de outubro para a Educação Fundamental e de 21 a 29 de outubro para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

 

 

Iniciativa da Secretaria de Educação, os JEM têm por objetivo promover a integração dos alunos por meio do esporte e valorizar, desde cedo, a prática de educação física.

 

As turmas se reuniram nas unidades do CEU Presidente Dutra, CEU Ottawa-Uirapuru e Nosso Clube Vila Galvão para competirem em diversas atividades esportivas, como gol caixote, resgate, cordas, damas e xadrez.

 

A professora de educação física Joelma Satiko de Oliveira, que atua como coordenadora da modalidade Resgate, ressalta o momento especial vivido pelos alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental. “Já trabalhei em outras prefeituras, mas somente em Guarulhos fiquei encantada com esse trabalho diferenciado e maravilhoso que é o JEM,dando a oportunidade de ficar na memória de cada um deles”.

 

Brincando e aprendendo

 

Os JEM são um espaço para se compartilhar diferenças, conhecimentos e saberes. Os alunos aprendem brincando e, juntos, descobrem que a vitória ou a derrota fazem parte do processo de crescimento. Para fortalecer esse sentimento, todos os participantes são premiados no final.

 

“É muito divertido jogar e a gente precisa de união para vencer”, contou Isabella Gomes Rodrigues, aluna do 4º ano da EPG Mônica Aparecida Moredo. Acoordenadora da modalidade gol caixote,Tatiane Cristina Taderi Leite, destacou a importância da coletividade e não a rivalidade, sem esquecer a diversão. “A atividade é um futsal sem goleiro, porém com um gol menor e da qual as crianças adoram participar. O jogo desenvolve a parceria entre os alunos, pois precisa da ajuda do próximo para fazer o gol, além de abranger diversas habilidades como correr, pular e dominar a bola”, explica a professora.