Jardim Cerconi ganha a 24ª Academia na Praça 60+ de Guarulhos

0
301

 

O 24º polo Academia na Praça 60+ foi oficialmente entregue aos moradores da melhor idade no Jardim Cerconi na manhã desta quinta-feira (29). Localizada na quadra do bairro (avenida Prefeito da Costa Santos, 352), a iniciativa da Prefeitura de Guarulhos tem como objetivo promover a saúde, a qualidade de vida e o envelhecimento ativo da população acima de 60 anos. O projeto foi implantado em 2018 e já beneficia mais de duas mil pessoas.

 

Foto: Ivanildo Porto/PMG

 

Idosos interessados em participar das atividades físicas podem se inscrever no próprio local. Os endereços de todos os polos estão disponíveis no link https://www.guarulhos.sp.gov.br/academia-na-praca-60.

 

“Os resultados desse programa são bem positivos: pessoas que chegavam para fazer as aulas com bengalas já não as usam mais, alunas que não conseguiam abaixar para amarrar o tênis agora conseguem e idosos que estavam entrando em depressão em casa encontraram no projeto uma forma de voltar a se relacionar e socializar com as pessoas”, disse subsecretário de Políticas para o Idoso, Walid Shuqair, que representou o prefeito Guti.

 

A previsão, segundo Walid, é que até o fim deste ano o município tenha 30 polos Academia 60+ espalhados por vários bairros.

 

Atividades

 

As aulas no local iniciaram há dois meses e, desde então, a aposentada Terezinha Abreu, de 67 anos, participa das atividades físicas. “Fazer ginástica aqui é muito bom porque a gente melhora o corpo. Antes eu não aguentava a subida da rua para chegar ao posto de saúde e tinha que parar três vezes. Hoje subo direto”, afirmou a moradora do Cocaia.

 

O aposentado Antonio Fernandes de Souza, de 64 anos, é adepto de exercícios físicos desde que deixou de trabalhar, há 15 anos. “É minha primeira vez aqui. Vou duas vezes por semana ao polo do Bosque Maia fazer ginástica e corro todos os dias também. Faço isso para ter saúde e graças a Deus não tenho nenhum problema físico”, revelou Souza, que vive no Parque Continental II e desde 2009 corre as provas da São Silvestre, na Capital.

 

O evento contou também com a presença do executivo governamental da Secretaria de Direitos Humanos, Gilberto Penido, representando o responsável pela pasta, Abdo Mazloum, além de coordenadores e educadores físicos do programa.