Internacional Shopping Guarulhos realiza exposição para comemorar o Dia Internacional da Reciclagem

0
973

Celebrado em 17 de maio, o Dia Internacional da Reciclagem visa conscientizar empresas, instituições e o público de maneira geral a respeito do papel fundamental da reciclagem. Por conta disso, o Internacional Shopping Guarulhos trará a mostra “Aplicações do Plástico Reciclado”, em parceria com a Plastivida e o Instituto do PVC. A exposição irá trazer diversos exemplos de produtos fabricados com material plástico reciclado.

 plastivida

Entre as peças que os visitantes poderão ver na mostra destacam-se cabides, pisos, painéis, porta canetas e outros materiais de escritório confeccionados com PVC, camisetas feitas de garrafa PET, molduras e rodapés fabricados com EPS (conhecido como Isopor®) reciclado, entre outros.

 

Os plásticos são versáteis, inertes, atóxicos e têm excelente relação custo-benefício, o que os tornam presentes no dia a dia das pessoas, em diversos segmentos, como na medicina, em eletrodomésticos e eletrônicos, utilidades domésticas entre outros. É fundamental promover boas práticas de consumo responsável e descarte adequado deste material.

 

No Brasil, cerca de 20% do total dos plásticos pós-consumo são reciclados. Este índice coloca o país entre os grandes recicladores do mundo. Para se ter uma ideia, a média da União Europeia está em 26% de reciclagem mecânica de plásticos pós-consumo. O Brasil está à frente de países como Reino Unido (20%), França (19%), Finlândia (18%) e Grécia (17,6%).

 

Já o EPS, que também é um plástico e, portanto, é 100% reciclável, mantém consideráveis índices de reciclagem. Aproximadamente 34,5% do EPS pós-

consumo é reciclado no país. A reciclagem dos plásticos, além de evitar que o material seja descartado de maneira incorreta, gera emprego e renda para catadores e funcionários de cooperativas.

 

O PVC é outro tipo de plástico também reciclado no Brasil. De acordo com a pesquisa mais recente do setor (2014), a indústria de reciclagem mecânica de PVC reciclou 17,1% do total de PVC pós-consumo gerado, ou seja, foram recicladas 22,9 mil toneladas das 134,2 mil toneladas de PVC pós-consumo gerado naquele ano.

 

 

A exposição no Internacional Shopping Guarulhos pretende mostrar para os visitantes que a reciclagem dos plásticos traz benefícios sociais e ambientais. “Acreditamos que a educação ambiental é uma ferramenta fundamental para um mundo mais sustentável. O Internacional Shopping Guarulhos entende a sua importância social, ambiental e econômica para a comunidade onde está inserido. Por isso, adota as melhores práticas sociais e ambientais nas suas atividades”, afirma Juliana Pinheiro, Coordenadora de Meio Ambiente da General Shopping Brasil.

 

Miguel Bahiense, presidente da Plastivida e do Instituto do PVC enfatiza que “com esta ação, queremos que o público conheça melhor os plásticos, seus benefícios e principalmente sua reciclabilidade para que possa usar e descartar de forma responsável”.

 

Serviço


Exposição “Aplicações do Plástico Reciclado”

Data: 17 de maio

Horário: das 13 às 22 horas

Local: Internacional Shopping Guarulhos (Rod. Pres. Dutra, km 230)